A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Programa de Atenção à Primeira Infância (PAI), está promovendo a II Semana do Bebê, uma série de iniciativas que englobam diversas secretarias municipais em prol do bem-estar das crianças e famílias.
Essas ações fazem parte do Agosto Dourado e do Mês da Primeira Infância, cujo objetivo é conscientizar sobre a importância da atenção integral a gestantes, crianças até 6 anos e suas famílias. Através da educação contínua e valorização dos profissionais, busca-se aprimorar os cuidados nessa fase fundamental da vida.
Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira (22), oficinas e palestras no auditório Master do Sebrae de Patos, abordando temas como Puericultura na Atenção Primária em Saúde, o Teste do Pezinho (coleta, fluxo e resultados), pré-natal e a relevância da participação do pai/parceiro.
As palestras foram ministradas por profissionais qualificados, incluindo a enfermeira e gerente da Atenção Primária em Saúde, Nivea Mabel, a médica Dra. Rosa, a enfermeira e responsável técnica do Teste do Pezinho, Izamara Martis, a professora Denise da UNIFIP, a coordenadora da Saúde da Mulher, Ayrla Soares, e a médica obstetra e ginecologista Hélita Freitas.
Participaram do evento agentes comunitários de saúde, técnicos e enfermeiros, todos empenhados em aprimorar a assistência direcionada aos bebês e crianças, alinhando-se aos temas das palestras. A iniciativa é resultado de um chamado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, reforçando a busca contínua por uma assistência de qualidade na primeira infância.
O enfermeiro Fransuélio Félix, presente nas palestras, destacou a importância desses momentos para fortalecer as ações já em curso, visando aprimoramentos que proporcionem maior saúde para as crianças em toda a cidade.
Hélita Freitas, médica obstetra e ginecologista atuante no município, ressaltou sua contribuição para esclarecer dúvidas sobre o pré-natal de alto risco, abordar mudanças nesse acompanhamento e conscientizar os pais sobre a relevância do pré-natal adequado, incentivando a participação no acompanhamento durante o período gestacional das mães.
Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Patos (PB) - Por Hélio Barbosa
Mín. 22° Máx. 37°