O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, Samyr Xavier, explicou à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, que o Conselho tem recebido denúncias informais sobre a interferência de vereadores nas eleições dos conselhos tutelares Norte e Sul de Patos.
Samyr explicou que foi à Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira, 24, para pedir aos vereadores que não apadrinhem candidatos aos conselhos, mas apenas peçam ao eleitorado de Patos que participe do pleito de 1º de outubro.
“Nós recebemos denúncias, porém informais, de vereadores e até familiares de vereadores nas campanhas de outros candidatos, e a gente vê isso com um efeito nocivo do processo de escolha e a democracia como um todo. Ontem eu fiz uma fala, de que os vereadores ao invés de angariar votos para um determinado candidato, peça a população que vá votar, e não apadrinhem os candidatos” disse Samyr Xaxier.
O presidente do CMDCA incentivou a população a formalizar denúncias no Conselho, como forma de permitir a aplicação de sansões aos candidatos ou mesmo a tomada de medidas contra os parlamentares que de forma comprovada, estejam cometendo algum tipo de infração.
Ele finalizou dizendo que o Conselho vem desenvolvendo o trabalho logístico de preparação ao pleito desde o mês de abril, e disse não ser justo o envolvimento de parlamentares ou pessoas influentes na sociedade, causando um desequilíbrio no pleito deste ano.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Áudio de Wãnia Nóbrega - Rádio Espinharas
Mín. 22° Máx. 37°