
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs a criação do ministério da pequena e média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais.
A declaração foi dada em meio as negociações para uma reforma ministerial que deve incluir o PP e o Republicanos na esplanada dos ministérios.
A fala de Lula aconteceu durante a transmissão do ‘’Conversa com o Presidente’’, live semanal do mandatário.
“Nós vamos criar, eu estou propondo a criação do ministério da pequena e média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais. Para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”, afirmou o presidente.
Lula não indicou quem assumiria a pasta, mas respondeu sobre o tema após uma pergunta sobre desenvolvimento e geração de empregos. Segundo o presidente, muita gente que quer emprego com carteira assinada, mas que há outros que querem empreender, e o novo ministério seria um forma de dar ferramentas para ajudar esse público.
Líderes do Centrão ouvidos pela CNN avaliam ser possível bater o martelo no novo desenho da reforma ministerial até amanhã. PP e Republicanos aguardam uma nova rodada de conversas com o presidente Lula.
Há esperanças de que Lula apresente uma nova proposta de redesenho da Esplanada, oferecendo uma solução para o impasse que se instalou nas conversas com o PP.
O partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), seguia reivindicando o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para o deputado André Fufuca (PP-MA).
Diante da resistência do PT e do próprio Lula em entregar o controle do Bolsa Família, cresceram sugestões para que a pasta seja desmembrada, transferindo o programa social para a Gestão, de Esther Dweck. Mas a tese de desmembramento desagrada ao governo.
Uma ideia que circula nos bastidores é tentar convencer o PP a aceitar o Ministério da Ciência e Tecnologia – hoje comandado por Luciana Santos, do PCdoB -, além do comando da Caixa Econômica Federal. Luciana seria transferida para o Ministério das Mulheres.
A pasta da Ciência chegou a ser oferecida a Márcio França, que provavelmente terá de ceder o Ministério de Portos e Aeroportos ao deputado Silvio Costa Filho (PP-PE).
Mas França, segundo interlocutores, mostrou-se resistente à ideia. Se o PP aceitar a pasta da ciência, o governo pode entregar o Ministério da Micro e Pequena Empresa, anunciado por Lula, para França na Esplanada.
Esse desenho é apenas uma das propostas em discussão nos bastidores. Na avaliação de congressistas diretamente envolvidos nas negociações, há a avaliação de que Lula pode, inclusive, trazer novas sugestões para a mesa de negociação. O Ministério do Esporte, por exemplo, também segue sendo citado com frequência nas conversas sobre a nova Esplanada.
Fonte: CNN Brasil
Teatrando Oficina de Teatro movimenta Santa Terezinha com o projeto Teatrando
Deu 24h Moraes dá 24 horas para polícia explicar demora em retorno de Bolsonaro
Concurso na Câmara Presidente da Câmara, Hugo Motta, autoriza novo concurso com salários de até R$ 29 mil
Nota de repúdio Vereador Jônatas Kaiky apresenta moção de repúdio na Câmara de Patos contra fala xenofóbica de parlamentar de Joinville sobre nordestinos
Premiação Prefeita de Olho d'Água, Joana Sabino, recebe prêmio de Cidade Sustentável em João Pessoa
Condenação MPF obtém condenação de quatro pessoas por fraude em licitação e lavagem de dinheiro em Pedra Branca (PB)
Ação parlamentar Câmara aprova requerimento do vereador Júnior Contigo para estruturação do Bairro Cidade do Sol
Anúncios Prefeita de Malta, Ana Peixoto, anuncia mais pavimentação urbana e a construção de um Centro de Reabilitação em parceria com o Governo do Estado
Banco Vermelho Vereadora Fátima Bocão propõe instalação do projeto “Banco Vermelho Gigante” em praça de Patos Mín. 21° Máx. 35°