
A Paraíba está prestes a ter pela primeira vez na história uma árbitra no quadro da FIFA. Na última sexta-feira Ruthyanna Camila, que é do quadro de arbitragem da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), realizou uma série de testes físicos, o chamado FIFA Test, e conseguiu êxito. Agora, a definição sobre a entrada dela no quadro de árbitros do ano que vem depende das comissões nacional e internacional de arbitragem.
Ruthyanna ficou sabendo que faria o teste em meados de agosto, enquanto dava uma palestra para a turma do curso de arbitragem da FPF-PB. Ela teve 12 dias de preparação até lá.
O FIFA Test foi feito na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, na tarde da última sexta-feira, e a aprovação veio. Estiveram presentes o chefe da arbitragem da FPF-PB, Arthur Alves, e a presidente da FPF-PB, Michelle Ramalho.

A árbitra comemorou a aprovação e afirmou que sua parte foi feita.
“É um momento ímpar na minha carreira, um momento muito especial, que eu tanto batalhei. A oportunidade chegou. Consegui êxito, fiz minha parte e consegui ser aprovada. Agora é esperar a decisão das comissões nacional e internacional. A lista oficial só sai no fim do ano. Então agora é aguardar”, disse Ruthyanna Camila.
Com a aprovação, ela está apta para entrar no quadro da FIFA em 2024, mas isso não dá a certeza que ocorrerá, pois não depende mais dela. A definição está nas mãos das comissões nacional e internacional de arbitragem, que devem divulgar a lista no fim deste ano.

Ruthyanna Camila tem 28 anos, é natural de Natal, mas mora em Patos há 12 anos e se sente mais que paraibana. Ela vem sendo um dos destaques do quadro de árbitros da FPF-PB nas últimas temporadas.
Neste ano ela estreou no Campeonato Brasileiro da Série D, onde já atuou em cinco jogos, e também vem sendo escalada como quarta árbitra em jogos da Série C. Ruthyanna Camila também apitou a final do Brasileiro Feminino A3, entre Mixto-MT e Remo.
Por Izabel Rodrigues/Jornal da Paraíba
FUTEBOL Cruzeiro vence o Santos e leva o título do Campeonato de Veteranos 2026 de Cacimba de Areia
BRASILEIRÃO Com homenagem de Arrascaeta a Oscar, Flamengo faz Bahia como nova 'vítima', embala 5ª vitória seguida e segue 'caça' ao Palmeiras
SÉRIE C Figueirense bate o Botafogo-PB e conquista primeira vitória na Série C
BRASILEIRÃO Palmeiras sofre com expulsão, mas segura vitória contra o Athletico-PR e mantém vantagem na liderança do Brasileirão
BRASILEIRÃO Isidro Pitta volta a brilhar, e Bragantino vence o Remo de goleada no Brasileirão
SÉRIE D Em jogo de golaços, Central vence Sousa de virada e conquista primeira vitória em 2026
BRASILEIRÃO Em jogo de golaços, John Kennedy decide no fim, e Fluminense vira para cima do Santos na Vila Belmiro pelo Brasileirão
SÉRIE D Treze tem primeiro tempo avassalador, bate Serige e assume liderança do Grupo A9
BRASILEIRÃO Coritiba bate Atlético-MG com direito a gol de Breno Lopes e falha bisonha da zaga do Galo Mín. 21° Máx. 33°