
A Paraíba está prestes a ter pela primeira vez na história uma árbitra no quadro da FIFA. Na última sexta-feira Ruthyanna Camila, que é do quadro de arbitragem da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), realizou uma série de testes físicos, o chamado FIFA Test, e conseguiu êxito. Agora, a definição sobre a entrada dela no quadro de árbitros do ano que vem depende das comissões nacional e internacional de arbitragem.
Ruthyanna ficou sabendo que faria o teste em meados de agosto, enquanto dava uma palestra para a turma do curso de arbitragem da FPF-PB. Ela teve 12 dias de preparação até lá.
O FIFA Test foi feito na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, na tarde da última sexta-feira, e a aprovação veio. Estiveram presentes o chefe da arbitragem da FPF-PB, Arthur Alves, e a presidente da FPF-PB, Michelle Ramalho.

A árbitra comemorou a aprovação e afirmou que sua parte foi feita.
“É um momento ímpar na minha carreira, um momento muito especial, que eu tanto batalhei. A oportunidade chegou. Consegui êxito, fiz minha parte e consegui ser aprovada. Agora é esperar a decisão das comissões nacional e internacional. A lista oficial só sai no fim do ano. Então agora é aguardar”, disse Ruthyanna Camila.
Com a aprovação, ela está apta para entrar no quadro da FIFA em 2024, mas isso não dá a certeza que ocorrerá, pois não depende mais dela. A definição está nas mãos das comissões nacional e internacional de arbitragem, que devem divulgar a lista no fim deste ano.

Ruthyanna Camila tem 28 anos, é natural de Natal, mas mora em Patos há 12 anos e se sente mais que paraibana. Ela vem sendo um dos destaques do quadro de árbitros da FPF-PB nas últimas temporadas.
Neste ano ela estreou no Campeonato Brasileiro da Série D, onde já atuou em cinco jogos, e também vem sendo escalada como quarta árbitra em jogos da Série C. Ruthyanna Camila também apitou a final do Brasileiro Feminino A3, entre Mixto-MT e Remo.
Por Izabel Rodrigues/Jornal da Paraíba
COPA DO MUNDO Messi passa em branco pela 1ª vez na Copa, mas Argentina conta com golaço na prorrogação, vence a Suíça e vai à semi contra a Inglaterra
COPA DO MUNDO Bellingham brilha em dia de Haaland sumido, coloca Inglaterra na semi da Copa e despacha algoz do Brasil
AMISTOSO Flamengo vence Benfica em jogo amistoso e conquista o Troféu do Algarve em Portugal
COPA DO MUNDO Substituto de Courtois falha, Espanha vence Bélgica e vai encarar a França na semifinal da Copa do Mundo
SONHO REALIZADO Matheus Cunha volta à Paraíba após a Copa do Mundo e realiza o sonho de pequeno torcedor
COPA DO MUNDO França vence Marrocos com Mbappé igualando Messi na artilharia e vai à semi da Copa Mín. 18° Máx. 35°