Diversas cidades do Estado da Paraíba serão locais privilegiados com possibilidade de se observar um extraordinário fenômeno astronômico conhecido como Eclipse Anular, que ocorre quando a Lua está alinhada entre a Terra e o Sol, porém, sem ocultar totalmente a área do astro que pode ser vista da Terra. Este evento acontece quando a Lua se encontra um pouco mais afastada do Planeta Terra durante o eclipse. Assim, a Lua se apresenta na observação menor que o Sol, deixando exposto um anel luminoso (chamado de anel de fogo) em torno dele. O último eclipse solar, que foi possível observar na Cidade de Patos, ocorreu em 01 de outubro de 1940 e, para a felicidade dos amantes da Astronomia, no dia 14/10/2023 a região do grande sertão Paraibano estará situada em uma faixa, que contém os melhores pontos para a observação do próximo Eclipse Anular em nosso País.
Em um esforço conjunto para proporcionar uma experiência única de observação astronômica, os Projetos Educacionais Ensino de Astronomia e Projeto Esperança no Espaço unem esforços com a Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e Fera Colégio e Curso, estão proporcionando um evento de observação para o aguardado Eclipse Anular, totalmente gratuito e aberto para o público em geral.
O evento acontecerá na Alça Sudeste, no dia 14 de outubro de 2023, sob a coordenação dos professores Lic. Aline Iana de Farias (Fera Colégio e Curso), Lic. Marcos Antônio de Sousa (EMEF Alírio Meira Wanderley) e Dr. Rodrigo César Fonseca da Silva (UEPB - Patos) coordenador do Projeto de Extensão Universitária de Astronomia 3D da UEPB, que receberão a comunidade local em uma celebração educativa e emocionante
O grupo está preparando um evento memorável com telescópios de alta qualidade, óculos especiais para uma observação segura e detalhada do fenômeno, exposições de maquetes feitas por alunos das instituições de ensino parceiras e contará com a presença de acadêmicos do curso de Física, que explicarão o fenômeno por meio de programas de simulações em Astronomia 3D.
Assim, a Cidade de Patos, que já é reconhecida por seu histórico interesse pela Astronomia, ganhará mais destaque com a rara oportunidade de testemunhar um eclipse de tal magnitude. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de testemunhar esse evento astronômico único com recursos adequados e instruções especializadas. Trata-se de uma excelente oportunidade de admirar este grande evento com equipamentos apropriados e com suporte de explicação de professores das instituições parceiras.
Contatos:
Profa. Lic. Aline Iana de Farias
Prof. Lic. Marcos Antônio de Sousa
Prof. Dr. Rodrigo César Fonseca da Silva – [email protected]
Mín. 22° Máx. 37°