
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba (CBMPB), através do 3° Comando Regional (3°CRBM), iniciou na última sexta-feira, 01 de setembro, a Operação Queimadas nesse ano de 2023, e em contato com o Patosonline.com, o Coronel Saulo Alves Laurentino, Comandante do 3º CRBM, falou sobre o assunto.
A Operação Queimadas é realizada no período de agosto a dezembro, que são os meses de estiagem da nossa região, e de acordo com o Coronel Saulo, tem por finalidade melhorar a estrutura de resposta de combate aos incêndios florestais que assolam o sertão do estado nesse período crítico do segundo semestre.
O comandante disse que a operação vem sendo deflagrada desde o ano de 2020 e tem trazido bons números, inclusive, com redução significativa no número de ocorrências, em virtude, principalmente, do trabalho de prevenção que é realizado.
"Em resumo, a operação consiste em concentrar um poder de resposta através do Comando Regional, para auxiliar as unidades que precisam diante das ocorrências que acontecem e que superam a capacidade de uma unidade específica do sertão do estado, de um quartel, de atender aquela ocorrência. A gente sabe que são inúmeros registros, sempre passando do número de 500 incêndios florestais por ano, e muitas das vezes a unidade responsável por aquela área não tem as totais condições de atender plenamente a ocorrência, então, é montada uma estrutura a nível de Comando Regional, para que a gente possa deslocar efetivo, viaturas, materiais e equipamentos pra apoiar a ocorrência e tentar resolver o problema o quanto antes", comentou.
De acordo com Coronel Saulo, nesse ano de 2023, além das viaturas específicas para o combate, serão utilizados quadriciclos, drones, e com articulação feita com o Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Segurança, também o helicóptero em uma eventual necessidade.
Coronel Saulo frisou que a grande maioria dessas ocorrências se dá em virtude da ação humana, principalmente para preparação e limpeza das propriedades e terrenos. Ele aproveitou a oportunidade para fazer um apelo à população para que evitem tais práticas com utilização de fogo, uma vez que fatores como as altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e incidência de fortes ventos, facilitam a propagação de grandes incêndios.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Por Patosonline.com




Importunação sexual PRF na Paraíba detém pai e filho por importunação sexual e porte de drogas em ônibus interestadual
Abuso sexual No Sertão, jovem de 23 anos é preso em flagrante pela Polícia Civil suspeito de armazenar arquivos de abuso sexual infantil
Pensão alimentícia Polícia Militar cumpre mandado de prisão civil por dívida de pensão alimentícia em Junco do Seridó
Furto de energia Operação contra furto de energia resulta na prisão de quatro pessoas em Patos
Falsificação Desembargador do TJPB denuncia falsificação de decisão judicial com possível uso de IA
Tráfico de drogas Polícia Militar apreende drogas e motocicleta adulterada após denúncia em Itaporanga
Visitantes Família de João Lima ainda não se cadastrou para visitas em presídio; prazo de início é de cinco dias
Prisão Operação Parabellum: Polícia Civil prende homem de 33 anos em Passagem e apreende espingarda calibre 12
Importunação sexual Homem é conduzido à delegacia suspeito de importunação sexual no município de Malta Mín. 22° Máx. 37°