Dentistas e técnicas em saúde bucal de Matureia participaram nesta quarta-feira (13) da capacitação “Intercambiando Conceitos” promovida pela 6ª Gerência Regional de Saúde e Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, destinada a profissionais da odontologia que fazem parte da Atenção primária à Saúde (APS) dos 24 municípios da 6ª região de saúde.
A capacitação teve o objetivo de intensificar o conhecimento dos profissionais sobre o diagnóstico de anquiloglossia (língua presa), “teste da linguinha” e drooling/babação, contribuindo para o aperfeiçoamento dos profissionais em atendimentos e diagnósticos de pacientes.
O que é Atenção Primária à Saúde (APS)
Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
Assessoria de comunicação
Mín. 23° Máx. 36°