
A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Matureia passou por uma vistoria de regulação pela Coordenação Geral do SAMU nesta segunda-feira (18). O procedimento é requisito para dar início ao funcionamento da base.
A estrutura da base foi aprovada com a assinatura do termo de compromisso da base do SAMU de Matureia, como pertencente à regional do SAMU de Patos - PB, em responsabilizar-se junto a Central de Regulação de Urgência (CRU) nos quesitos preconizados pelo Ministério da Saúde. A previsão é que seja iniciado o funcionamento da base no próximo mês de outubro.
Dentre os compromissos firmados, estão o contato frequente entre as coordenações sobre dados epidemiológicos; padronização visual de profissionais e instrumentos atrelados ao serviço; manutenção do veículo; treinamento e a constante capacitação dos profissionais em suas respectivas áreas de atuação para o serviço.
Os profissionais de saúde que irão compor a equipe da base SAMU de Matureia participaram do curso PHTLS (Prehospital Trauma Life Support ou Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma), voltado ao atendimento pré-hospitalar em casos de urgência e emergência. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores puderam conhecer as principais técnicas e procedimentos no transporte e atendimento pré-hospitalar de pacientes, com conhecimento teórico e simulações, colocando em prática protocolos que devem ser feitos para salvar vidas.
O projeto para implantação da base do SAMU em Matureia foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde e encaminhado à Comissão Intergestores Regional (CIR) em Patos – PB e, posteriormente, enviado à Comissão Intergestores Bipartites (CIB) em João Pessoa – PB, recebendo a aprovação final no ano de 2020.
Assessoria
Extradição Justiça italiana autoriza extradição de Carla Zambelli
XV Copa União Sec. de Esportes de Quixaba realiza Congresso Técnico da XV Copa União e define clubes, premiação e data de abertura
Mulheres da Paraíba Salgadinho participa do 1º encontro do fórum estadual de gestoras de políticas públicas para as mulheres
Galeria estourada Vereador Galeguinho cobra conserto de galerias estouradas e reforça necessidade de ampliação das equipes em Patos
Transporte Escolar Prefeitura de Catingueira recebe novo ônibus escolar através do PAC, reforçando o transporte de estudantes
POSSE TCE-PB empossa em sessão solene do Pleno os novos conselheiros Deusdete Queiroga Filho e Taciano Diniz
CÂMARA MUNICIPAL Vereadoras cobram melhorias e denunciam problemas na Delegacia da Mulher de Patos durante sessão na Câmara
NOVA LEI Lei de Francisca Motta garante direito à amamentação durante concursos públicos na Paraíba
Cassação TSE forma maioria para tornar Cláudio Castro inelegível por abuso de poder Mín. 22° Máx. 36°