Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Itaporanga (PB) anunciou a suspensão temporária do transporte escolar dos estudantes universitários do município. A medida foi tomada em resposta a um corte no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pelo Governo Federal.
De acordo com o comunicado emitido pela Secretaria Municipal de Educação, a suspensão do transporte escolar afetará as aulas nesta segunda (18) e terça (19). A justificativa apresentada pela prefeitura é a redução dos recursos do FPM, que comprometeu a capacidade de manter esse serviço em funcionamento.
“Passando para comunicar aos nossos estudantes que hoje e amanhã não teremos como liberar os ônibus para assistirem aula. Estamos fazendo o possível para conter gastos por motivos de o município se encontrar com FPM reduzido”, disse a Secretaria Municipal de Educação, em mensagem.
A decisão causou preocupação entre os estudantes, uma vez que não possuem outra forma viável de se deslocarem até os centros universitários localizados em Patos (PB), onde cursam suas graduações. O vereador de oposição Lucas Moura também se manifestou nas redes sociais, criticando a administração municipal por falta de planejamento.
“Esse corte de FPM é uma justificativa maquiada de uma gestão desorganizada, onde com, planejamento, teria como manter o mínimo: educação, saúde”, escreveu.
Até o momento, a Prefeitura de Itaporanga não emitiu uma nota oficial sobre o assunto, e tentativas de contato com a assessoria do município não obtiveram resposta.
Por Patosonline.com
Com informações do Diamante Online
Mín. 24° Máx. 37°