
Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Itaporanga (PB) anunciou a suspensão temporária do transporte escolar dos estudantes universitários do município. A medida foi tomada em resposta a um corte no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pelo Governo Federal.
De acordo com o comunicado emitido pela Secretaria Municipal de Educação, a suspensão do transporte escolar afetará as aulas nesta segunda (18) e terça (19). A justificativa apresentada pela prefeitura é a redução dos recursos do FPM, que comprometeu a capacidade de manter esse serviço em funcionamento.
“Passando para comunicar aos nossos estudantes que hoje e amanhã não teremos como liberar os ônibus para assistirem aula. Estamos fazendo o possível para conter gastos por motivos de o município se encontrar com FPM reduzido”, disse a Secretaria Municipal de Educação, em mensagem.
A decisão causou preocupação entre os estudantes, uma vez que não possuem outra forma viável de se deslocarem até os centros universitários localizados em Patos (PB), onde cursam suas graduações. O vereador de oposição Lucas Moura também se manifestou nas redes sociais, criticando a administração municipal por falta de planejamento.
“Esse corte de FPM é uma justificativa maquiada de uma gestão desorganizada, onde com, planejamento, teria como manter o mínimo: educação, saúde”, escreveu.

Até o momento, a Prefeitura de Itaporanga não emitiu uma nota oficial sobre o assunto, e tentativas de contato com a assessoria do município não obtiveram resposta.
Por Patosonline.com
Com informações do Diamante Online
Luto Câmara Municipal de Patos manifesta profundo pesar pelo falecimento do jurista Dr. Duílio Wanderley
Eleições 2026 Germana Wanderley coloca nome à disposição como pré-candidata a deputada federal e defende maior representatividade feminina no Sertão
Laudo médico Laudo da PF aponta que Bolsonaro possui sete doenças crônicas; corporação não vê necessidade de transferência
Jornada Pedagógica Mãe d’Água vivencia a Jornada Pedagógica 2026
Penduricalhos Dino suspende “penduricalhos” do serviço público nos Três Poderes
DINHEIRO DO POVO Reajuste de servidores do Congresso terá impacto de R$ 790,4 milhões em 2026
Cota de Gênero Parecer do Ministério Público Eleitoral aponta fraude à cota de gênero em candidatura de Matureia
IF Sertão “Marco histórico para o desenvolvimento regional”, destaca Francisca Motta sobre a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano
Eleições 2026 Pesquisa Seta/Polêmica mostra avanço de Cicinho Lima na disputa pela ALPB em 2026 Mín. 23° Máx. 34°