A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) manifestou, por meio de nota, preocupação com as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). As reduções ocorridas nos meses de julho e agosto, se repetem em setembro, chegando a 24,43%. A situação tem gerado um grande impacto nas finanças municipais, comprometendo o pagamento da folha de pessoal, a manutenção de serviços essenciais e até o repasse do duodécimo para as Câmaras Municipais.
Nota
A Famup expressa profunda preocupação com a continuidade de queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de setembro, repetindo o que aconteceu nos meses de julho e agosto. A redução de setembro já chega a 24,43% em comparação ao mesmo período de 2022.
A situação compromete a capacidade das prefeituras de honrar compromissos e pagar pessoal. Apesar do diálogo com o Governo Federal e Congresso, nenhum repasse para compensar as perdas foi efetuado.
Neste contexto, os municípios da Paraíba encontram-se em uma situação financeira extremamente delicada, o que pode resultar na suspensão de serviços essenciais à população e na necessidade de demissões em larga escala, sem mencionar a dificuldade das cidades para repassar os valores para as Câmaras Municipais.
A Famup reforça a urgência e a necessidade de uma ação imediata para socorrer os municípios em crise financeira, atualizar programas federais defasados e promover um novo pacto federativo.
Continuaremos mobilizando esforços em busca de soluções. Junto com a CNM e associações de outros estados, organizamos uma mobilização de prefeitos em Brasília nos dias 3 e 4 de outubro em busca de respostas efetivas.
Assessoria
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora
Feminicídio Francisca Motta repudia caso brutal de feminicídio em Patos e cobra mais proteção às mulheres paraibanas
Problemas internos Sargento Neto faz críticas a volta de Nilvan Ferreira ao PL
Câmara Federal PL Antifacção: “Câmara não permitirá que PF perca suas prerrogativas”, diz Motta
Reunião Prefeito Erivan participa de reunião em João Pessoa para tratar da retomada das obras da PB-228, em Salgadinho
Oportunidades Vereador Jônatas Kaiky anuncia 100 bolsas para cursos profissionalizantes em Patos
Visita Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, vai visitar a Paraíba a convite de Efraim Filho para discutir segurança pública
Suspensão RJ: Moraes suspende inquérito que apura remoção de corpos pós-operação Mín. 21° Máx. 36°