
A cidade de Patos, localizada no Sertão paraibano, foi a que registrou a maior temperatura no estado após o alerta de onda de calor emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na terça-feira (26). Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o município atingiu a marca de 39,1°C, superando em mais de três graus a média histórica para a primavera, e marcando a maior temperatura registrada em 2023 na cidade.
Em alguns pontos da cidade, no entanto, a sensação términa chegou aos 43º C, como registrado pelo termômetro instalado na Praça Getúlio Vargas, no Centro.
De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, esse aumento nas temperaturas se deve à influência do fenômeno El Niño, que está presente no país desde junho. Essa condição já havia contribuído para um inverno mais quente, com temperaturas entre 1°C e 1,5°C acima da média.
O alerta emitido pelo Inmet, que é válido para 81 municípios do Sertão e Alto Sertão paraibanos até às 18h da sexta-feira (29), prevê que as temperaturas podem subir ainda mais, chegando a até 5°C acima da média, durante um período de três a cinco dias. Bandeira explicou que a ausência de nuvens na região do Sertão, conhecida como "área de subsidência do ar," contribui para a incidência direta da radiação solar, resultando em temperaturas extremamente elevadas e uma sensação térmica ainda mais intensa.
A meteorologista ressaltou que esse aumento de temperatura é específico para a região do Sertão e não deve se estender a outras áreas da Paraíba. Enquanto muitos observam que as temperaturas estão mais altas em outras regiões, Bandeira enfatiza que o aumento nas temperaturas na faixa leste do estado está dentro da média e já era esperado, uma vez que a primavera teve início recentemente na última semana.
Por Patosonline.com
Com informações do g1 PB
Pedido de ajuda Moradores pedem ajuda para cachorro ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Transtornos Moradores denunciam descarte irregular de resíduos e incêndio em área do conjunto Itatiunga, em Patos
Incêndio criminoso Moradora denuncia queimadas criminosas recorrentes no bairro Jatobá, em Patos
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro
Evangelização Igreja Movimento realiza ações pelas ruas de Patos e leva orações e mensagens de fé à população
Serviços Diretora da Casa da Cidadania explica mudanças no agendamento de serviços nos últimos dias do ano
Data folha Pesquisa aponta que o Brasil tem 40% de petistas e 34% de bolsonaristas
Ação solidária Projeto “Transformando em Amor”, do jovem Nycollas Feitosa, realiza ação solidária e distribui cestas básicas em Patos
Luto! Morre em Campina Grande o patoense Severino Soares de Albuquerque, aos 69 anos Mín. 23° Máx. 37°