
Com mais de 80% de execução das obras emergenciais de ampliação do sistema de abastecimento de Cacimbas e Desterro, Sertão da Paraíba, a expectativa é que até o próximo mês de novembro a população destas duas cidades recebam as águas vindas do açude Coronel Jueca. Para a obra, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) investe, com recursos próprios, mais de R$ 6 milhões, que vão beneficiar os mais de 15 mil habitantes das duas cidades. Os recursos estão sendo aplicados na construção de uma captação flutuante no açude Jueca, localizado no município de Desterro, com capacidade de bombear 61 mil litros de água por hora.

A obra também conta com uma elevatória de água bruta, responsável pela distribuição de 25 mil litros de água por hora para Cacimbas, e de 36 mil litros por hora para Desterro. Nesse sistema, também está incluído uma Estação de Tratamento, com Casa de Química, e de estrutura para reutilização, que servirá a população de Cacimbas. São dois quilômetros de adutoras ou de subadutoras em PVC, para interligações das unidades projetadas com o sistema já existente. Ainda estão sendo executados seis quilômetros de rede de distribuição de água, para atender a comunidade Fundamento de Baixo, município de Cacimbas.
Segundo o diretor de Expansão da Cagepa, Ricardo Moisés, a obra de abastecimento de Desterro e Cacimbas é um marco crucial para garantir o acesso à água potável e a qualidade de vida de milhares de moradores dessas duas cidades. “É uma obra de grande magnitude, com um investimento maciço, que garantirá água nas torneiras da população”, disse o diretor.

Para o prefeito de Cacimbas, Nilton Almeida, esta obra tem uma importância imensurável, em todos os sentidos para a população da cidade. “É água que vai chegar nas casas das famílias que hoje vivem com o drama da seca”.
Outro prefeito que não esconde o seu desejo em participar deste momento histórico é o Valtecio de Almeida, do município de Desterro. “Essa obra do açude Jueca tem uma importância fundamental para os moradores de nossa cidade, até porque essa parceria com o Governo do Estado tem o objetivo único de tornar aquilo que era apenas esperança em realidade e, hoje, está sendo concretizado”, destacou.
Por Assessoria/Cagepa
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5)
Chuvas em 2026 EMPAER apresenta balanço das chuvas de janeiro na região de Patos
Chuvas Previsões se confirmam, e boas chuvas são registradas em vários municípios da região de Patos
Próteses Dentárias Prefeitura de Santa Terezinha faz a entrega de 690 próteses dentárias no ano de 2025
Gastronomia Restaurante O Caboclo se reinventa em 2026, amplia horários e se torna parada obrigatória para quem vai ao Pico do Jabre, em Matureia
Gramado Prefeitura de Santa Terezinha inicia implantação do gramado e modernização do estádio municipal
Cronograma Cagepa divulga cronograma de abastecimento de água para São Mamede e Cacimba de Areia em fevereiro
Em reunião Bonfim Folia 2026: organização define espaços e logística para barraqueiros e ambulantes Mín. 22° Máx. 32°