O promotor de justiça da cidade de Patos, Uirassu Medeiros, disse que a Prefeitura de Patos já vem há um bom tempo enfrentando problemas na saúde municipal devido a diversos fatores, porém estes se agravaram ainda mais após uma exoneração coletiva de pessoas contratadas e que executavam várias funções na referida pasta.
Uirassu contou que essa medida administrativa foi estimulada por uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, e acabou provocando o estrangulando de alguns serviços essenciais, a exemplo da Central de Marcação e Regulação, CAPS, entre outros.
Ainda nesse contexto, o promotor comentou que o secretário municipal de Saúde, Umberto Joubert, procurou o Ministério Público na semana passada para dialogar sobre essa problemática e ao mesmo tempo tentar encontrar pelo menos uma medida paliativa.
A reunião ainda será marcada, mas o promotor garantiu que deverá ocorrer o quanto antes. De antemão, ele adiantou que a saída mais provável para o momento seria dimensionar a capacidade de serviços com os servidores efetivos da gestão municipal.
Ele defendeu que o prefeito precisa apresentar quantos servidores efetivos o município dispõe e saber onde esses servidores estão lotados. Ou seja, mensurar se existe a possibilidade de com esses efetivos e até mesmo com alguns comissionados, dar continuidade aos serviços essenciais da gestão, sobretudo na saúde.
Em caso de impossibilidade, Uirassu recomendou que deve se fazer um mapeamento dos setores mais carentes, e que necessitam da reposição da força de trabalho. É aí que entra qual seria a proposta do município para realizar tal reposição de servidores, tendo em vista a urgência de sanar o problema.
Matéria escrita por Patosonline.com
Áudio de Higo de Figueiredo (Rádio Espinharas)
Crítica OAB Patos critica retirada da Vara de Execução Penal e regionalização das sucessões para Campina Grande
Atrasos Funcionários da Nephron Patos denunciam atraso no pagamento do piso salarial; empresa afirma que repasse é feito pelo Estado
Solidariedade Campanha solidária mobiliza ajuda para idosa de 87 anos em situação de risco no bairro Jatobá, em Patos, após desabamento de teto de residência em chuva
EDUCAÇÃO Educação de Cacimba de Areia celebra avanço histórico na fluência em leitura
AUMENTO Procon/Patos divulga pesquisa e verifica aumento de 7,42% no preço da picanha
Carnaval 2026 Nabor anuncia 1ª edição do Sol Folia que acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro. Confira!
Luto! Patoense Adriana Gomes morre aos 37 anos, após luta contra o câncer
Luto! Jovem de São José do Bonfim, Rodrigo Aires Pires Perônico, morre aos 28 anos
Serviço Prefeitura de Patos atende requerimento do vereador Galeguinho da Van para iluminação da passagem molhada do assentamento Patativa do Assaré e do Sítio Passagem da Lama Mín. 24° Máx. 37°