O Botafogo-PB entrou em campo neste sábado contra o Volta Redonda, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, com uma missão muito clara: vencer para continuar vivo na luta pelo acesso à Série B de 2024. Porém, quando a bola rolou, o que o torcedor viu foi, mais uma vez, uma série de erros que culminaram na derrota pelo placar de 2 a 1 para o Voltaço e na eliminação matemática no quadrangular do acesso do Grupo C da Série C. Com isso, o Alvinegro da Estrela Vermelha sabe que, em 2024, disputará, pela 11º ano consecutivo, a Terceirona do Brasileirão.
Com uma vitória e quatro derrotas (consecutivas) no quadrangular do acesso à Segundona, o Botafogo-PB está matematicamente eliminado da competição, uma vez que, mesmo que vença o Amazonas, fora de casa, na última rodada, só poderá chegar a seis pontos, um a menos que os atuais sete do Volta Redonda. Ou seja, na melhor das hipóteses, o Belo pode terminar o campeonato na terceira posição de sua chave.
A bem da verdade é que houve uma queda abrupta de rendimento do Botafogo-PB da primeira para a segunda fase da Série C. Prova disso é que em apenas cinco jogos do quadrangular do Grupo C, o Belo perdeu mais partidas (quatro) do que nos 19 jogos da fase de classificação, quando saiu de campo derrotado em apenas três oportunidades.
Em 2024, inclusive, o Botafogo-PB disputará a Série C do Campeonato Brasileiro pela 11ª vez consecutiva desde que ascendeu à Terceirona em 2013. Na história como um todo, será a 20ª participação da equipe pessoense, que só não disputou mais vezes o certame que o Confiança, que no próximo ano fará a sua 22ª participação na 3ª divisão nacional.
O Belo se despede da amarga temporada 2023 no próximo sábado, quando às 18h, na Arena da Amazônia, em Manaus, encara o Amazonas pela sexta e última rodada do quadrangular do Grupo C da Série C. Em 2024, o Alvinegro da Estrela Vermelha, que não conseguiu chegar às finais do Campeonato Paraibano, disputará, além da Terceirona, o Campeonato Paraibano e a pré-Copa do Nordeste.
Fonte: ge PB
Mín. 24° Máx. 37°