Chegou ao fim a primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano. Com quatro jogos movimentando o futebol do Litoral ao Sertão neste domingo, foram definidos os dois times que conquistaram vaga direta nas semifinais, além dos confrontos da respescagem, que vão garantir outras duas equipes. O destaque desta nona - e última rodada - foi a goleada do Atlético-PB por 7 a 1 diante da Desportiva Guarabira.
O Departamento de Competições (DCO) da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) vai se reunir nesta segunda-feira para divulgar a tabela detalhada desta nova fase.
De acordo com o regulamento da Segundona, a repescagem envolverá os times que ficaram entre a 3ª e a 6ª posição, com os confrontos organizados da seguinte forma: 3º x 6º e 4º x 5º. Os jogos serão únicos, com os times de melhor campanha jogando em casa.
Se a frase “O sertanejo é, antes de tudo, um forte” já fazia sentido para o escritor Euclides da Cunha, que a escreveu na obra “Os Sertões”, na tabela de classificação da Segundona ela foi seguida à risca. Esporte de Patos e Atlético-PB são donos das melhores campanhas e, por isso, conquistaram as duas vagas diretas às semifinais da competição.
Times tradicionais do futebol paraibano, agora vão ter um “descanso” enquanto aguardam a definição dos confrontos da repescagem.
A única coisa que o Atlético-PB não quis poupar na última rodada da primeira fase da Segundona foi gol, tanto que marcou sete na partida contra a Desportiva Guarabira, no Estádio Perpetão, em Cajazeiras.
No primeiro tempo, aos 13 e aos 39 minutos, Renan foi o autor dos dois gols. No segundo tempo, o Trovão Azul do Sertão emplacou uma sequência com três gols: Arthur (aos 11), Otávio Neto (aos 28) e Matheusinho (aos 35 minutos).
Ainda teve tempo para o Azulão do Brejo descontar com Joelson, de pênalti, mas também para o Atlético-PB marcar outros dois gols com Pedro (aos 39) e Mendes, fechando a goleada, aos 44.
Com esse resultado, a Desportiva Guarabira deu adeus às chances de classificação para a respescagem, enquanto que o Atlético-PB garantiu vaga direta nas semifinais e agora aguarda o vencedor do confronto entre Confiança-PB e Picuiense.
Com uma campanha surpreendente nesta Segundona, o Spartax entrou em campo para enfrentar o Confiança-PB e com chances de terminar bem classificado para a repescagem. Até começou ditando as regras no jogo realizado no Estádio Almeidão, em João Pessoa, tanto que abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo, com Alex Bahia.
Mas, assim como o Spartax, o Confiança-PB precisava da vitória e com um importante detalhe: com uma combinação de resultados, ainda poderia garantir vaga direta nas semifinais.
Ainda no primeiro tempo, aos 27 minutos, Allefe empatou para o Bicho Papão de Sapé. A virada veio com Maranhão que marcou três gols: aos 32 do primeiro tempo, aos nove e aos 40 do segundo tempo.
A vitória garantiu o Confiança na 3ª posição na tabela de classificação, dando ao rubro-negro a oportunidade de brigar por uma das vagas da repescagem em casa, na Toca do Papão, enfrentando a Picuiense. Quem passar, encara o Atlético-PB.
Jogando fora de casa, no Estádio Carneirão, em Cruz do Espírito Santo, o Esporte de Patos mostrou força ao vencer o Sport-PB por 2 a 1. Com um primeiro tempo truncado, o Patinho Terror do Sertão conseguiu balançar as redes aos 39 minutos, após Matheusinho cruzar e Pedro Chinês cabecear forte.
O placar momentâneo deixou o Esporte de Patos animado, tanto que na volta do intervalo, aos cinco minutos do segundo tempo, Edgo teve um gol anulado pela arbitragem. No lance seguinte, Jadson cruza pela esquerda e Juninho vem de trás, sozinho, para só ter o trabalho de empurrar a bola para o fundo do gol.
Ainda teve tempo para Edgo receber cara a cara com o gol, aos 14 minutos, mas chutou na trave.
O único do do Sport Lagoa Seca na partida foi marcado aos 36 minutos do segundo tempo. João Paulo se livra da defesa do Esporte e chuta de perna esquerda, nem na entrada da grande área.
Quem saiu do Estádio Amigão mais cedo, acreditando que nem a Picuiense e nem o Pombal balançariam mais as redes, se enganou. O jogo foi decidido nos acréscimos, com o time sertanejo levando a melhor. Aos 47 minutos, o zagueiro Marcelo Duarte garantiu a vitória do Pombal por 1 a 0.
Pela primeira vez na Segundona jogando com o nome de Pombal Esporte Clube, o time sertanejo garantiu uma importante classificação, ficando na quarta posição da tabela. Inclusive, isso lhe dá a oportunidade de brigar por uma das vagas às semifinais com o Spartax jogando no Estádio José Cavalcanti, em Patos, onde tem sediado os seus jogos.
Fonte: ge PB
Mín. 24° Máx. 37°