O Patosonline.com conversou nesta sexta-feira, 06 de outubro, com o comandante regional do Corpo de Bombeiros, Coronel Saulo Alves Laurentino, que deu mais detalhes sobre o trabalho de combate a um incêndio de grandes proporções que atingiu o Parque Estadual de Santa Catarina, situado entre os municípios de Carrapateira, Nazarezinho e Aguiar, compreendendo parte do Vale do Piancó e Alto Sertão da Paraíba.
O monitoramento terrestre e aéreo realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, em conjunto com a atuação das entidades envolvidas na força-tarefa, aponta que o maior foco de fogo do incêndio na Serra da Santa Catarina se aproxima do controle.
De acordo com Coronel Saulo, as equipes entraram para o 12º dia de combate e grande parte dos focos de incêndio já foram controlados. A previsão é de que até o próximo domingo (08), a operação seja finalizada.
Foram mapeados 32 focos de queimadas, espalhados em uma área de aproximadamente 270 hectares e a força-tarefa já controlou os principais, impedindo que as chamas chegassem ao parque estadual.
Coronel Saulo destacou que os combatentes encontraram bastante dificuldade diante da topografia do terreno onde se deram os focos de incêndio.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Mín. 23° Máx. 36°