
O meteorologista Mário Leitão, concedeu entrevista na cidade de Juazeiro do Norte-CE, e falou sobre as previsões para a próxima estação chuvosa do semiárido paraibano e do Nordeste no ano de 2024, além de diversas particularidades relacionadas as suas condições climatológicas do próximo ano.
Segundo ele, as condições atuais configuram para a formação de um novo El Niño no Oceano Pacífico, com possibilidade de mudanças no clima nas regiões Norte e no semiárido do Nordeste, devido as mudanças na pressão atmosférica, mas ressaltou que pode ocorrer precipitações mesmo dentro do fenômeno.
“Nem todo ano de El Niño é ano de seca no Nordeste, porque mesmo em ano de El Ninõ, a não ser naqueles ano de El Niños fortes, se o Oceano Atlântico na costa do Nordeste tiver aquecido, nós podemos ter uma boa evaporação no oceano, os ventos alísios vão trazer essa umidade pra cima do semiárido, e a maior contribuição das chuvas do semiárido é da Zona de Convergência Intertropical, faiza de nuvens que se formam no oceano e vem para o interior do Nordeste”, explicou o professor Mário Leitão.
Ainda segundo o meteorologista, um estudo realizado em 1998 aponta que em 46% dos anos de El Niño, ocorre seca no Nordeste, mas as circunstâncias de momento apontam apenas para a possibilidade de um ano conturbado em várias regiões do semiárido nordestino.
Mário acrescentou que o ano de 2023 registrou recordes de temperatura nos meses de agosto e setembro, devido a incidência de raios solares, tendo o dia 27 de agosto uma umidade relativa do ar em 11% e a temperatura mais quente do ano no dia 27 de agosto.
O meteorologista disse ainda que a onda de calor ocorrida nos últimos meses no Nordeste, pode representar um efeito positivo, a depender dos níveis de evaporação ocorridos nos oceanos durante o mesmo período.
Veja mais detalhes na entrevista abaixo:
Por Genival Junior – Patosonline.com
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5)
Chuvas em 2026 EMPAER apresenta balanço das chuvas de janeiro na região de Patos
Chuvas Previsões se confirmam, e boas chuvas são registradas em vários municípios da região de Patos
Próteses Dentárias Prefeitura de Santa Terezinha faz a entrega de 690 próteses dentárias no ano de 2025
Gastronomia Restaurante O Caboclo se reinventa em 2026, amplia horários e se torna parada obrigatória para quem vai ao Pico do Jabre, em Matureia
Gramado Prefeitura de Santa Terezinha inicia implantação do gramado e modernização do estádio municipal
Cronograma Cagepa divulga cronograma de abastecimento de água para São Mamede e Cacimba de Areia em fevereiro
Em reunião Bonfim Folia 2026: organização define espaços e logística para barraqueiros e ambulantes Mín. 22° Máx. 32°