Domingo, 24 de Novembro de 2024
Banner Hmais Onco
Banner Dra Rhaissa
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Topazio Tintas
Banner Clima Sublime
Banner Dra Priscylla
Regional Regional

Meteorologista Mário Leitão explica previsão climática para 2024 no semiárido e diz que El Niño pode trazer mudanças na estação chuvosa da região

Segundo ele, as condições atuais configuram para a formação de um novo El Niño no Oceano Pacífico, com possibilidade de mudanças no clima nas regiões Norte e no semiárido do Nordeste

07/10/2023 às 08h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Genival Junior – Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O meteorologista Mário Leitão, concedeu entrevista na cidade de Juazeiro do Norte-CE, e falou sobre as previsões para a próxima estação chuvosa do semiárido paraibano e do Nordeste no ano de 2024, além de diversas particularidades relacionadas as suas condições climatológicas do próximo ano.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo ele, as condições atuais configuram para a formação de um novo El Niño no Oceano Pacífico, com possibilidade de mudanças no clima nas regiões Norte e no semiárido do Nordeste, devido as mudanças na pressão atmosférica, mas ressaltou que pode ocorrer precipitações mesmo dentro do fenômeno.

“Nem todo ano de El Niño é ano de seca no Nordeste, porque mesmo em ano de El Ninõ, a não ser naqueles ano de El Niños fortes, se o Oceano Atlântico na costa do Nordeste tiver aquecido, nós podemos ter uma boa evaporação no oceano, os ventos alísios vão trazer essa umidade pra cima do semiárido, e a maior contribuição das chuvas do semiárido é da Zona de Convergência Intertropical, faiza de nuvens que se formam no oceano e vem para o interior do Nordeste”, explicou o professor Mário Leitão.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Ainda segundo o meteorologista, um estudo realizado em 1998 aponta que em 46% dos anos de El Niño, ocorre seca no Nordeste, mas as circunstâncias de momento apontam apenas para a possibilidade de um ano conturbado em várias regiões do semiárido nordestino.

Calor

Mário acrescentou que o ano de 2023 registrou recordes de temperatura nos meses de agosto e setembro, devido a incidência de raios solares, tendo o dia 27 de agosto uma umidade relativa do ar em 11% e a temperatura mais quente do ano no dia 27 de agosto.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

O meteorologista disse ainda que a onda de calor ocorrida nos últimos meses no Nordeste, pode representar um efeito positivo, a depender dos níveis de evaporação ocorridos nos oceanos durante o mesmo período.

Veja mais detalhes na entrevista abaixo:

Por Genival Junior – Patosonline.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 01h07 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 36°

Seg 37°C 23°C
Ter 37°C 23°C
Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 38°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras