Exatamente um mês e três dias atrás, o Botafogo-PB vencia o Amazonas por 2 a 1, em João Pessoa, e o presidente do Belo, Roberto Burity, em vídeo, decretava: “meu problema agora é com o Ibama. Matamos a onça”. E neste sábado (06), na Arena da Amazônia, às 18h, os dois adversários se enfrentam pela sexta e última rodada do Grupo C do quadrangular do acesso, com a equipe do Norte dependendo somente de si diante de um eliminado rival paraibano para subir de divisão.
Aquela foi a única vitória botafoguense no quadrangular. Desde então, perdeu duas vezes para Paysandu e Volta Redonda. Por isso, é lanterna da chave com 3 pontos e é o único dos oito times desta fase já eliminado. Já o Amazonas, com 9 pontos, teve troca de treinador no meio do caminho e, nos três jogos sob o comando de Luizinho Vieira, venceu todos, e um empate basta para chegar à Série B de 2024.
Com todos os ingressos para a partida vendidos, a Onça Pintada vai em busca não só do acesso após somente quatro anos de fundação, mas para devolver as provocações sofridas em João Pessoa. Para isso, entretanto, tem uma baixa importante. Artilheiro da Série C, o atacante Sassá tomou o terceiro cartão amarelo e fica de fora. Luan Santos deve ser seu substituto caso se recupere das dores musculares que vinha sentindo durante a semana.
Cumprindo tabela, em crise e bastante criticado por sua torcida, o Botafogo-PB passou a semana pós eliminação em silêncio. O que se sabe é que, expulso contra o Voltaço, o lateral-direito Ricardo Luz é desfalque e seu substituto será Lucas Mendes. O volante Wesley Dias, que cumpriu suspensão na rodada passada, deve voltar à equipe titular.
Arbitragem
Ramon Abatti Abel (FIFA) apita o jogo, auxiliado por Kleber Lúcio Gil e Bruno Muller. O quarto árbitro será Célio Amorim, todos de Santa Catarina.
Márcio Henrique de Gois comanda o VAR, e terá como assistente Vitor Carmona Metestaine, ambos de São Paulo.
Escalações
Amazonas: Edson Mardden, Patrick, Maycon, Jackson, Renan Castro; PH, Italo, Rafael Tavares, Diego Torres; Igor Bolt e Luan Santos. Técnico: Luizinho Vieira.
Botafogo-PB: Mota, Lucas Mendes, Wesley Matos, Pedro Carrerete, Zé Mário; Wesley Dias, Netinho, Renatinho; Marco Antônio, Mateus Anderson e Pipico. Técnico: Felipe Surian.
Fonte: Voz da Torcida
Mín. 24° Máx. 37°