Nesta terça-feira (10), foi celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, e a Dra. Caliandra Vasconcelos, médica psiquiatra do município de Patos, conversou com a equipe de jornalismo da Rádio Espinharas FM, e afirmou que a maioria dos atendimentos de saúde mental na cidade são direcionados a crianças e adolescentes.
A crescente demanda por atendimentos psiquiátricos entre crianças e adolescentes vem preocupando os médicos responsáveis. E diversos fatores têm contribuído para esse aumento, incluindo o uso excessivo das redes sociais, a exposição constante a telas, a pressão para se encaixar em padrões muitas vezes inatingíveis e a cobrança excessiva por notas escolares elevadas.
Segundo a Dra. Caliandra Vasconcelos, quando uma criança se vê presa nesse ciclo de pressão e expectativas, ela pode sentir-se excluída e desencadear problemas de saúde mental que requerem atenção profissional.
A médica enfatizou a importância de respeitar os limites, reconhecer os sentimentos e compreender as causas do adoecimento mental, como a ansiedade e a depressão. Ela ressaltou que é crucial dedicar, pelo menos, uma hora do dia ao cuidado com a saúde mental, seja por meio de atividades como ioga, momentos de descanso ou interações familiares.
Patosonline.com
Áudio: Wânia Nóbrega - Rádio Espinharas FM
Mín. 23° Máx. 36°