
A política na cidade de Patos, Paraíba, está prestes a presenciar um capítulo inovador para as eleições municipais de vereadores no próximo ano. Héber Tiburtino e Cinthia Mambrini, que concorreram às posições de prefeito e vice-prefeita nas eleições de 2020, estão lançando a primeira candidatura coletiva à Câmara Municipal da Capital do Sertão.
Héber e Cinthia, figuras conhecidas do cenário político local, estão inovando ao lançar uma candidatura coletiva, uma prática autorizada pela Justiça Eleitoral desde as eleições de 2018. A novidade já está gerando grande expectativa na cidade.
Nos próximos dias, Héber Tiburtino e Cinthia Mambrini planejam anunciar a sigla partidária pela qual irão concorrer nas eleições de 2024, prometendo uma grande surpresa para o cenário político local.
Embora a experiência de candidaturas coletivas não esteja regulamentada na Constituição Federal, a Justiça Eleitoral permite esse tipo de candidatura com base na Resolução 23.609, Art. 25, parágrafo 2º do TSE, de 2019. Nesse modelo, uma pessoa do grupo eleito assume formalmente o cargo, mas decisões e ações que essa pessoa toma durante o mandato são debatidas previamente pelo coletivo. Em outras palavras, propostas e votos são discutidos e compartilhados pelo grupo antes de serem levados ao plenário por seu representante.
A candidatura coletiva de Héber Tiburtino e Cinthia Mambrini representa uma abordagem inovadora da política local e está destinada a gerar discussões sobre a dinâmica eleitoral e representação política na cidade de Patos.
No pleito municipal de 2020, a chapa formada por eles para disputa à Prefeitura, obteve um total de 665 votos, equivalente a 1,35%, ficando na quarta colocação.
Por Patosonline.com
Com informações de Portal TV Sol
Penduricalhos Dino suspende “penduricalhos” do serviço público nos Três Poderes
DINHEIRO DO POVO Reajuste de servidores do Congresso terá impacto de R$ 790,4 milhões em 2026
Cota de Gênero Parecer do Ministério Público Eleitoral aponta fraude à cota de gênero em candidatura de Matureia
IF Sertão “Marco histórico para o desenvolvimento regional”, destaca Francisca Motta sobre a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano
Eleições 2026 Pesquisa Seta/Polêmica mostra avanço de Cicinho Lima na disputa pela ALPB em 2026
Educação Superior Hugo Motta defende criação de Universidade Federal do Sertão da Paraíba após aprovação do IF Sertão
Eleições 2026 Dr. Jarques Lúcio destaca apoio de Érico Djan e reforça pré-candidatura à Assembleia Legislativa: “União de forças em defesa do Sertão”
EDUCAÇÃO Encontro intersetorial de Secretarias, marca início das atividades para a Educação e Saúde de Cacimba de Areia
AUMENTO Congresso aprova reajuste e ganho extrateto a servidores; salários poderão chegar a R$ 77 mil Mín. 22° Máx. 32°