A política na cidade de Patos, Paraíba, está prestes a presenciar um capítulo inovador para as eleições municipais de vereadores no próximo ano. Héber Tiburtino e Cinthia Mambrini, que concorreram às posições de prefeito e vice-prefeita nas eleições de 2020, estão lançando a primeira candidatura coletiva à Câmara Municipal da Capital do Sertão.
Héber e Cinthia, figuras conhecidas do cenário político local, estão inovando ao lançar uma candidatura coletiva, uma prática autorizada pela Justiça Eleitoral desde as eleições de 2018. A novidade já está gerando grande expectativa na cidade.
Nos próximos dias, Héber Tiburtino e Cinthia Mambrini planejam anunciar a sigla partidária pela qual irão concorrer nas eleições de 2024, prometendo uma grande surpresa para o cenário político local.
Embora a experiência de candidaturas coletivas não esteja regulamentada na Constituição Federal, a Justiça Eleitoral permite esse tipo de candidatura com base na Resolução 23.609, Art. 25, parágrafo 2º do TSE, de 2019. Nesse modelo, uma pessoa do grupo eleito assume formalmente o cargo, mas decisões e ações que essa pessoa toma durante o mandato são debatidas previamente pelo coletivo. Em outras palavras, propostas e votos são discutidos e compartilhados pelo grupo antes de serem levados ao plenário por seu representante.
A candidatura coletiva de Héber Tiburtino e Cinthia Mambrini representa uma abordagem inovadora da política local e está destinada a gerar discussões sobre a dinâmica eleitoral e representação política na cidade de Patos.
No pleito municipal de 2020, a chapa formada por eles para disputa à Prefeitura, obteve um total de 665 votos, equivalente a 1,35%, ficando na quarta colocação.
Por Patosonline.com
Com informações de Portal TV Sol
Mín. 24° Máx. 37°