A Operação Carro-Pipa, que há anos tem sido uma fonte vital de abastecimento de água potável para comunidades rurais no interior do estado da Paraíba, está com suas atividades suspensas desde sábado, 14 de outubro. A notícia pegou os pipeiros e a população do interior do estado desprevenidos, gerando preocupações significativas.
Até esta sexta-feira (13), os caminhões-pipa forneciam água potável para atender às necessidades de consumo humano em muitas áreas rurais da Paraíba. No entanto, a suspensão da Operação Carro-Pipa deixa comunidades dependentes dessa assistência sem uma fonte de água segura para beber e para uso doméstico.
Segundo um comunicado divulgado pelo Escritório Regional da Operação, o serviço será suspenso a partir do dia 14 de outubro de 2023, deixando milhares de pessoas sem acesso à água.
O comunicado informa que a suspensão se deve à falta de repasse do recurso financeiro necessário para a continuidade da Operação, que é realizada pelo Exército Brasileiro em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional.
Ainda na sexta-feira (13), após um contato telefônico entre o senador Veneziano e o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o ministro garantiu que a regularização dos pagamentos aos motoristas de caminhões-pipa, conhecidos como “pipeiros”, não seria interrompida e a Operação Carro-Pipa na Paraíba continuaria.
Não foi o que aconteceu, nesta segunda-feira, 16 de outubro, o Patosoline.com fez contato com alguns pipeiros que afirmaram que nada mudou e que eles continuam parados desde sábado (14), e pelo menos até hoje (segunda-16), nenhuma novidade tinha aparecido.
Veja o comunicado:
Senhores pipeiros,
Informo que a Operação Carro-Pipa no estado da Paraíba prosseguirá com as suas atividades até o dia 13 de outubro de 2023.
A partir do dia 14 de outubro de 2023, não haverá mais a entrega de água.
O motivo da suspensão é a falta de repasse do recurso financeiro necessário para a continuidade da Operação.
Por fim, informo aos senhores que o Escritório Regional da Operação Carro-Pipa continuará buscando soluções para retomar a Operação o mais breve possível.
O programa, de caráter emergencial, é executado pelo Exército em colaboração com pipeiros particulares e tem como objetivo fornecer água potável para municípios afetados pela seca no Nordeste.
A interrupção do programa pode ter sérias consequências para quase 200 famílias na Paraíba que dependem desse abastecimento de água para suas necessidades básicas.
Patosonline.com
Com imagem captada em publicação de Mateus Novais / blogdaresenhagera.com.br
Mín. 23° Máx. 36°