O Ministério do Planejamento e Orçamento divulgou na noite de segunda-feira, 16 de outubro, que o cancelamento de verbas previamente destinadas à Paraíba em áreas essenciais, como Saúde, Educação, Segurança Hídrica e Mobilidade Urbana, foi realizado a pedido da bancada paraibana no Congresso Nacional.
De acordo com o Ministério, esse remanejamento de verbas foi efetuado devido a uma solicitação feita em agosto pela bancada estadual e seguiu todos os procedimentos legais. O processo envolveu a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), os ministérios setoriais que apresentaram suas requisições no Sistema de Orçamento e Planejamento (SIOP), e a Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento (SOF/MPO), que consolidou as mudanças na Portaria. Conforme previsto em lei, o remanejamento ocorreu mediante solicitação do autor, conforme a alínea "b" do inciso I do § 7º do art. 4º da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023.
“Esse remanejamento foi feito por solicitação, realizada em agosto, da bancada estadual. Passou pela SRI/PR, os ministérios setoriais fizeram os pedidos no SIOP e enviaram para a SOF/MPO, que agregou nesta Portaria. Assim, o remanejamento tem como requisito legal a solicitação do autor, conforme alínea b do inciso I do § 7º do art. 4º da LOA-2023”, disse a pasta.
Entre os recursos congelados, destacam-se:
Além dessas áreas, houve cancelamento de dotação orçamentária para instituições de ensino, como a Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande e o Instituto Federal da Paraíba, bem como para o custeio de serviços hospitalares no Estado e aquisição de máquinas voltadas para o desenvolvimento sustentável, com um total suspenso de R$ 8,3 milhões.
Ao mesmo tempo, a Portaria assinada pela senadora Simone Tebet também liberou recursos para a Paraíba, incluindo:
A decisão de remanejar esses recursos reflete a dinâmica do orçamento público, onde ajustes são feitos para acomodar as necessidades e prioridades do governo e, nesse caso, seguindo o pedido da bancada paraibana no Congresso Nacional.
Por Patosonline.com
Com informações de Wallison Bezerra/MaisPB
PodPatos Colégio Fera Patos participa do PodPatos com dicas para o ENEM 2025 neste sábado
Novidade na Akar Akar Veículos inaugura oficina em Patos e promove feijoada especial neste sábado (8)
PODPATOS PodCast com Jailton Gomes, CEO da Souza & Araújo Incorporadora
Promoção Especial! Farmácia do Trabalhador Popular lança promoção especial em toda a linha infantil em Patos
Em Patos! Cirurgiã plástica Dra. Mireille Camboim atenderá em Patos-PB na próxima semana
Reforma Concluída Guimarães Óticas reabre em Patos com loja ainda mais elegante
PodCast Patos Online PodPatos Podcast recebe nesta sexta (31) Geraldo Carlos Ferreira Filho, o Geraldinho
Outubro Rosa Hospital São Francisco encerra Outubro Rosa com roda de conversa sobre prevenção e autocuidado
Câncer de mama Dr. João Marcelo Cadete realiza palestra sobre diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama em Patos nesta quinta (30) Mín. 22° Máx. 37°