
A previsão do segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de outubro, que entra nas contas das administrações municipais nesta sexta-feira (20), é de um leve crescimento em relação aos anteriores. Apesar disso, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) destaca que os prefeitos e prefeitas ainda terão que complementar o pagamento do duodécimo das câmaras municipais com recursos dos cofres públicos.
“Os municípios passam por um momento de grande dificuldade financeira. Mesmo com um leve acréscimo no próximo repasse do FPM, as administrações municipais terão grande dificuldade em cumprir com sua obrigação constitucional, o repasse do duodécimo para as câmaras municipais. Os gestores municipais continuam preocupados com a perspectiva real de queda da transferência do FPM que é a principal receita para grande parte dos municípios”, destacou George Coelho, presidente da Famup.
A distribuição dos repasses regulares do FPM apresentou queda de 7,7% no segundo semestre desse ano, o que equivale a R$ 3,2 bilhões. Os determinantes para as reduções continuam a ser a queda do lucro das grandes empresas, em especial as ligadas ao setor de commodities, que derrubou o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) em 24,7% e o aumento das restituições do IR no período.
Assessoria
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora
Feminicídio Francisca Motta repudia caso brutal de feminicídio em Patos e cobra mais proteção às mulheres paraibanas
Problemas internos Sargento Neto faz críticas a volta de Nilvan Ferreira ao PL
Câmara Federal PL Antifacção: “Câmara não permitirá que PF perca suas prerrogativas”, diz Motta
Reunião Prefeito Erivan participa de reunião em João Pessoa para tratar da retomada das obras da PB-228, em Salgadinho
Oportunidades Vereador Jônatas Kaiky anuncia 100 bolsas para cursos profissionalizantes em Patos
Visita Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, vai visitar a Paraíba a convite de Efraim Filho para discutir segurança pública
Suspensão RJ: Moraes suspende inquérito que apura remoção de corpos pós-operação Mín. 21° Máx. 36°