
Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Francisca Motta celebrou os 120 anos de Patos, comemorados nesta terça-feira (24). Ela parabenizou os patoenses pela grandiosa história de trabalho e desenvolvimento, que conferiu à cidade os títulos de ‘Morada do Sol’ e ‘Capital do Sertão’.
A parlamentar, que tem Patos como berço político, destacou a veia empreendedora e visionária da população, na superação das adversidades, em mais de um século de existência. “Patos é um local de história rica, moldada nas raízes dos povos indígenas, e que construiu progresso, a partir do suor e da determinação do seu povo”, resgatou.
A cidade sertaneja possui localização privilegiada, distante pouco mais de 300 km da capital João Pessoa; sendo reconhecida como Pólo Coureiro-Calçadista, e como grande centro educacional e de saúde. Em 2011, por meio de uma lei estadual, foi criada a Região Metropolitana de Patos, referenciando mais de 250 mil habitantes, em todo o Sertão.
“Olhamos para o futuro com entusiasmo. Patos é uma cidade respeitada, lugar onde a modernidade e a tradição se completam. A inovação, a educação e o turismo de negócios têm florescido, e neste momento promissor que o município vive, estamos testemunhando grandes oportunidades chegando”, acrescentou Francisca.
Francisca Motta reiterou o sentimento de gratidão pela cidade, ao relatar momentos marcantes da sua trajetória pessoal. “Cheguei aos nove anos de idade, foi nesta cidade que estudei, constituí família, fui vice-prefeita, prefeita e deputada. Patos me deu tudo, e por isso, sou incansável nas lutas que os patoenses precisam travar, em prol de um futuro melhor”, lembrou.
A cidade que já teve quatro deputados estaduais com mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba, hoje é representada, unicamente, pelo mandato da deputada Francisca Motta, que reconheceu a responsabilidade.
“A confiança do povo de Patos em nossa força de trabalho é muito grande. Hoje, o nosso mandato representa uma população de mais de 100 mil habitantes. E esse povo não tem dúvida, sobre o quanto insistimos e até brigamos, quando se trata de garantir aquilo que é melhor para nossa gente. Desejo ao povo de Patos um futuro de muitas alegrias, oportunidades e prosperidade. Grandes obras e ações estão chegando, e a cidade sabe que a cada nova conquista, existe a marca da nossa dedicação”, completou.
Ela finalizou o discurso lembrando lutas históricas travadas em benefício do povo de Patos, a exemplo da conquista da Adutora Coremas – Sabugi; da implantação de UTIs no Hospital e Maternidade Regional, além do Hospital Infantil; implantação da CEASA; conjuntos habitacionais; estradas; eletrificação urbana e rural; órgãos estaduais; construção de praças estruturantes, além do maior programa de calçamentos já implantado na cidade, durante sua gestão como prefeita.
“O melhor vem agora. Através de uma grande parceria entre o nosso mandato, o mandato do deputado federal Hugo Motta, a gestão do prefeito Nabor Wanderley e o governador João Azevêdo, vem aí o novo Aeroporto Regional; o Hospital de Trauma; a Radioterapia no Hospital do Bem; mais casas populares, estradas, novo Centro de Convenções, Centro de Imagem, e muito mais. Patos está pronta para viver a melhor fase do seu desenvolvimento, e a Paraíba e o Brasil irão se surpreender, com tamanho potencial”, enfatizou.
Assessoria
DINHEIRO DO POVO Reajuste de servidores do Congresso terá impacto de R$ 790,4 milhões em 2026
Cota de Gênero Parecer do Ministério Público Eleitoral aponta fraude à cota de gênero em candidatura de Matureia
IF Sertão “Marco histórico para o desenvolvimento regional”, destaca Francisca Motta sobre a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano
Eleições 2026 Pesquisa Seta/Polêmica mostra avanço de Cicinho Lima na disputa pela ALPB em 2026
Educação Superior Hugo Motta defende criação de Universidade Federal do Sertão da Paraíba após aprovação do IF Sertão
Eleições 2026 Dr. Jarques Lúcio destaca apoio de Érico Djan e reforça pré-candidatura à Assembleia Legislativa: “União de forças em defesa do Sertão”
EDUCAÇÃO Encontro intersetorial de Secretarias, marca início das atividades para a Educação e Saúde de Cacimba de Areia
AUMENTO Congresso aprova reajuste e ganho extrateto a servidores; salários poderão chegar a R$ 77 mil
Caso Master Hugo Motta diz que CPI do Master respeitará fila de pedidos da Câmara Mín. 24° Máx. 33°