A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Agricultura, participou, na manhã desta quinta-feira, dia 26 de outubro, da Jornada Paraíba Produtiva, evento realizado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, em parceria com a EMPAER.
Na oportunidade, a agricultura municipal disponibilizou um stand para inscrições do programa Garantia Safra 2023/2024, distribuição de raquetes de palmas e mudas, além de serviços oferecidos por outras secretarias do município.
A Jornada Paraíba Produtiva trouxe serviços e exposições tecnológicas e inovação, e da agricultura familiar dos municípios do território do médio sertão. Foram expostos produtos dos agricultores como mel, frutas, polpa de fruta, verduras, plantas, hortaliças, emissão de RG, CPF e CTPS Digital.
"Através do prefeito Nabor Wanderley já entramos em contato com o estado pra que a gente possa trazer o benefício de silagem para ser distribuído não só em Patos, mas em toda a região, e para que a gente não tenha perca no nosso rebanho. Neste momento nós estamos procurando atender a todos para que a gente fortaleça o homem do campo", afirmou o secretário de agricultura do município, Ferré Maxixe.
Frei Anastácio, secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido do Estado, explicou que a diversidade de produção em Patos chamou a atenção, principalmente em relação à alimentação que é trabalhada pela agricultura familiar, uma vez que atinge todos os públicos.
"O que me chamou atenção foi a produção aqui em Patos para homens e mulheres, crianças e jovens, para merenda escolar, e ainda mais a produção de alimentos para animais de pequeno e grande porte", disse o secretário.
Jefferson Morais é Coordenador Técnico Estadual da EMPAER. Ele explicou que
"Aqui em Patos estamos mostrando para os agricultores familiares e também para a sociedade os diversos programas que existem de políticas públicas e que são executadas em prol da agricultura familiar. Além disso, muitas das tecnologias sociais que são disponíveis também para os agricultores como armazenamento de forragem, sistema de produção agroecológico, o algodão agroecológico e também consorciado com alimentares então vários outros programas", pontuou sobre o trabalho voltado para o homem e a mulher do campo.
O evento ainda contou com a participação de vários parceiros, como INSS, CONAB, UNIFIP, SENAC, SENAR, Banco do Nordeste, CRAM, CTA/SAE UFCG, IFPB, Território Médio Sertão, Feira da Agricultura Familiar, INCRA, Cooperar, programa Cidadão do Governo da Paraíba.
Por Coordecom
Mín. 24° Máx. 38°