O idoso de 79 anos, acusado de abusar sexualmente de uma filhada de apenas 8 anos de idade em Cajazeiras, foi preso na tarde desta quinta-feira (26), por força de mandado de prisão preventiva expedida pela 1ª Vara da Comarca local. A delegada Yvna Cordeiro disse que após passar por exames no Instituto de Polícia Científica (IPC), o acusado ficou detido aguardando audiência de custódia, que pode acontecer nessa sexta.
A denúncia foi registrada na delegacia e no Conselho Tutelar pela mãe da criança, na última segunda-feira. Nesta quarta, ela prestou entrevista exclusiva ao repórter Elmo Lacerda, da TV Diário do Sertão, onde relatou que nunca suspeitou que o idoso poderia abusar das afilhadas, principalmente porque ele era bastante religioso e “sempre tratou elas muito bem”. Pelo fato de confiar nele, ela deixava as meninas dormirem na casa do acusado de vez em quando, e era nessas ocasiões que ele cometia os abusos.
A delegada Yvna Cordeiro, que é especializada em oitiva de crianças e adolescentes, contou que, segundo o depoimento da vítima, o acusado acariciava as partes íntimas e dava beijos nela. O idoso também pretendia abusar da irmã mais nova, de apenas 7 anos, mas a vítima tomava o lugar da irmã para poupá-la dos abusos.
“Isso gerou um trauma na criança, que claramente foi falado aqui. Sua irmã, que lhe acompanhava nas visitas, também tentou-se abusar sexualmente dela, mas a criança mais velha, de apenas oito anos, se voluntariava para ficar no lugar da irmã porque não queria que a irmã sofresse igual ela estava sofrendo”, relatou a delegada.
O acusado estava se preparando para mudar de casa – possivelmente de cidade – e esse fato foi anexado ao pedido de prisão preventiva, por isso o Ministério Público agilizou o procedimento e a Justiça expediu o mandado. “É mais um crime que a gente consegue resolver de forma efetiva com a prisão do agressor”, comemora a delegada.
Yvna Cordeiro aconselha os pais, mães e responsáveis a ficarem atentos às mudanças de comportamento dos filhos, às pessoas próximas e saber com quem a criança entra em contato.
“Se todo pai e mãe se compromete com seu filho, entende e verifica quando aquela criança está sofrendo algum abuso, porque a mudança é muito radical. Então, atenção aos seus filhos, cuidado, muito carinho, muita conversa, do pontO de vista de passar segurança para essa criança contar o que acontece de forma lúdica; verificar quais os pontos do corpo que não podem ser tocados, as consequências disso. Então, essa educação sexual nesse sentido é muito importante para a ambientação da criança e para que ela, se por acaso for vítima de algum crime nesse sentido, saiba identificar e contar”, acrescenta a delegada.
Fonte: Diário do Sertão
VIOLÊNCIA Mulher é esfaqueada após desentendimento na Rua do Prado, em Patos; suspeita foi conduzida à delegacia
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Polícia Militar prende homem monitorado por tornozeleira eletrônica, suspeito de agredir a própria mãe durante ocorrência de violência doméstica, em Teixeira
APREENSÃO Polícia Civil apreende armas, munições restritas, pólvora e cerca de 30kg de estopim na zona rural de Tavares
INVESTIGAÇÃO Polícia Civil investiga morte de bebê de 20 dias em Massaranduba; pai foi preso por tráfico de drogas
INDICIAMENTO DHE conclui inquérito e indicia pai e mãe por homicídio de recém-nascido de 23 dias em Patos
RECONHECIMENTO Policiais militares da Ciclopatrulha do 3º BPM recebem Voto de Aplauso na Câmara Municipal de Patos
SEGURANÇA PÚBLICA Operação Força Total intensifica policiamento na região de Teixeira e em outros municípios atendidos pelo 3º BPM
PRF ALERTA Operação Finados 2026: PRF intensifica fiscalização no final de semana prolongado nas rodovias da Paraíba
AÇÃO POLICIAL Quatro suspeitos são detidos após roubo a estabelecimento comercial em Pombal; PM recupera 26 relógios e apreende armas Mín. 23° Máx. 37°