No próximo domingo, 12 de novembro, a cidade de Mãe D'Água, na região metropolitana de Patos, realizará eleições suplementares para o cargo de vereador. Um total de 3.782 eleitores estão aptos a participar do pleito que se tornou necessário após a cassação dos mandatos dos antigos titulares dos cargos.
A determinação para a realização dessas eleições veio do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em julho deste ano, em resposta a uma fraude eleitoral que chocou a comunidade local. A fraude em questão envolveu o uso fictício de candidaturas femininas, cujo objetivo era burlar a cota de gênero estabelecida pela legislação eleitoral.
O partido Republicanos foi identificado como o responsável pela fraude, mas o TRE-PB concluiu que a ação afetou todos os partidos e o processo eleitoral como um todo.
A decisão do tribunal resultou na perda de mandatos de nove vereadores que haviam sido eleitos na última eleição municipal. Os vereadores cassados são: Luciano Goga (Cidadania), Luiz Nunes (Republicanos), Kildemí Monteiro (Republicanos), Cledilson Cordeiro (Republicanos), Delma (Republicanos), Vandim Campos (Republicanos), Naldo Medeiros (Cidadania), Del de Rivaldo (Republicanos) e Nelson Pereira (Avante).
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações divulgadas pelo clickpb
Eleições 2026 Pesquisa Seta/Polêmica mostra avanço de Cicinho Lima na disputa pela ALPB em 2026
Educação Superior Hugo Motta defende criação de Universidade Federal do Sertão da Paraíba após aprovação do IF Sertão
Eleições 2026 Dr. Jarques Lúcio destaca apoio de Érico Djan e reforça pré-candidatura à Assembleia Legislativa: “União de forças em defesa do Sertão”
EDUCAÇÃO Encontro intersetorial de Secretarias, marca início das atividades para a Educação e Saúde de Cacimba de Areia
AUMENTO Congresso aprova reajuste e ganho extrateto a servidores; salários poderão chegar a R$ 77 mil
Caso Master Hugo Motta diz que CPI do Master respeitará fila de pedidos da Câmara
Gás do Povo Câmara aprova MP que cria o Programa Gás do Povo com botijão gratuito para famílias de baixa renda
Reajuste João Azevêdo anuncia reajuste salarial linear de 10% para todos os servidores do Estado
Agenda Prefeito de Salgadinho, Erivan Júlio, participa de imersão da CNM em João Pessoa com foco na captação de recursos Mín. 24° Máx. 33°