
A segunda doação de multiórgãos registrada pela Central de Transplantes da Paraíba em um intervalo de menos de 24 horas aconteceu na manhã dessa sexta-feira (17). A ação foi registrada no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. O doador foi um homem de 27 anos que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital vítima de um ferimento por arma de fogo.
Foram doados o fígado, que teve como receptor um paraibano, além dos rins, encaminhados para o Rio Grande do Norte e Pernambuco, e córneas, levadas para avaliação no Banco de Olhos da Paraíba.
A outra doação foi registrada na tarde da quinta-feira (16) no Hospital de Trauma de Campina Grande.
A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, informa que com essa última doação a Paraíba ultrapassa a quantidade de doações efetivas registrada em 2022.
“Chegamos ao número de 35 doações efetivas em 2023, número que já é maior que o total registrado no ano passado. Nossa alegria é saber que esse dado representa mais saúde e qualidade de vida para as pessoas que deixaram a lista de espera por um transplante através do ‘sim’ de cada família doadora,” comemora.
Em 2023, na Paraíba, já foram registrados 220 transplantes de órgãos e tecidos, sendo 161 de córneas, sete de coração, 24 de rim, 24 de fígado e quatro de medula óssea. Ainda aguardam na lista de espera 505 paraibanos.
Por Secom-PB
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS Paraíba registra 19ª doação de múltiplos órgãos de 2026 e reforça importância da solidariedade para salvar vidas
VACINAÇÃO Paraíba incorpora vacina pneumocócica 20-valente ao calendário de rotina de crianças menores de 5 anos
Campanha Solidária Criança diagnosticada com leucemia precisa de ajuda para continuar tratamento em João Pessoa; família faz apelo solidário
SAÚDE PÚBLICA Paraíba interrompe aplicação de vacina contra dengue após orientação do Ministério da Saúde
Olho D’Água Olho D’Água passa a oferecer atendimento dermatológico e amplia serviços de saúde à população
SAÚDE Prefeito Suélio Félix agradece ao senador Veneziano Vital por nova van destinada à Saúde de Catingueira
SAÚDE Município de Santa Terezinha é contemplado com uma van para o transporte de pacientes
BALANÇO Hospital Regional de Patos realiza 24 cirurgias e atende 261 pessoas na urgência durante o fim de semana
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza 270 atendimentos e 22 cirurgias durante plantão do fim de semana Mín. 19° Máx. 35°