
O prefeito de Cuité, Charles Cristiano Inácio da Silva, conhecido como Charles Camaraense, foi condenado a dois anos de prisão, nesta quarta-feira (22). A condenação foi decidida pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que optou por substituir a condenação de prisão por prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas e pagamento de 30 salários mínimos (R$ 39 mil). A punição ocorre por atividades lesivas ao meio ambiente. Cabe recurso da decisão.
O prefeito foi denunciado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por determinar ou permitir que lixo sólido urbano de Cuité fosse condicionado à céu aberto, em local não autorizado ou licenciado por órgãos ambientais. Ainda conforme a denúncia, a ação causou poluição em níveis que podem resultar em danos à saúde humana.
Na análise da denúncia, o relator do caso, o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, argumentou que, em janeiro de 2019, o prefeito aderiu a um acordo de não persecução penal (AAPP), mas não cumpriu o acordo, continuando a conduta criminosa e danosa ao meio ambiente.
O desembargador ainda lembrou que o prefeito foi formalmente notificado para adequar o problema do lixo em Cuité, mediante criação de um aterro sanitário, e que interrompa o condicionamento errado de lixo para reduzir os efeitos lesivos do condicionamento errado dos resíduos.
Fonte: ClickPB
EDUCAÇÃO Encontro intersetorial de Secretarias, marca início das atividades para a Educação e Saúde de Cacimba de Areia
AUMENTO Congresso aprova reajuste e ganho extrateto a servidores; salários poderão chegar a R$ 77 mil
Caso Master Hugo Motta diz que CPI do Master respeitará fila de pedidos da Câmara
Gás do Povo Câmara aprova MP que cria o Programa Gás do Povo com botijão gratuito para famílias de baixa renda
Reajuste João Azevêdo anuncia reajuste salarial linear de 10% para todos os servidores do Estado
Agenda Prefeito de Salgadinho, Erivan Júlio, participa de imersão da CNM em João Pessoa com foco na captação de recursos
Câmara Federal Câmara retoma trabalhos e Motta tenta pacificação após um 2025 agitado
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual Mín. 25° Máx. 34°