
A Prefeitura de Itaporanga, no Vale do Piancó, tornou-se alvo de críticas na última terça-feira (21) após postar uma imagem controversa em suas redes sociais em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A publicação, feita no Instagram, mostrava uma mulher com o rosto pintado de preto, vestindo roupas escuras e uma peruca estilo "black power". Segundo a legenda, a ação fazia parte de uma campanha de prevenção ao racismo.
Entretanto, a iniciativa não foi bem recebida pelos seguidores, que expressaram imediatamente suas críticas à postagem. Uma internauta questionou: "Estão sendo racistas em plena Consciência Negra?" Outro comentário destacou: "Pessoas negras não são fantasia, gente."


Diante das críticas, a Prefeitura optou por bloquear os comentários na publicação, mantendo-a ativa em suas redes sociais. A caracterização adotada, conhecida como "blackface", consiste em pintar o rosto de uma pessoa com tinta escura para representar uma personagem negra.
O termo "blackface" é considerado racista devido à sua origem na ridicularização da comunidade negra. A prática remonta há mais de 200 anos, quando era utilizada para o entretenimento da população branca.
Após a repercussão do caso nas redes sociais, a Prefeitura Municipal de Itaporanga divulgou uma nota nesta quarta-feira (22) afirmando que a ação fez alusão ao livro infantil "Menina Bonita do Laço de Fita", de Ana Maria Machado. Confira abaixo a nota na íntegra:
A Prefeitura Municipal de Itaporanga-PB, por meio da Secretaria de Assistência Social, vem por meio desta, esclarecer a toda a população que a ação contra o Racismo apresentada na data de ontem, fez alusão ao livro infantil "Menina Bonita do Laço de Fita", de Ana Maria Machado, sendo o mesmo um grande clássico da literatura infantil, premiado no Brasil e no exterior, fazendo sucesso a décadas.
Não se trata de Black Face. Algumas pessoas se atentam às imagens, sem ler o que está escrito na matéria publicada, interpretando de forma descontextualizada o verdadeiro objetivo da ação.
O livro narra a história de um Coelho branco que admirava a pele negra da Menina Bonita do laço de Fita, e queria ter uma filha igual a ela.
Os profissionais envolvidos na ação estavam devidamente caracterizados com os personagens da história. Não se trata de Black Face. Trata-se de prevenção ao Racismo, junto ao público infantil, de forma lúdica e dinâmica, como deve ser o trabalho com crianças.
Patosonline.com
Com informações do Diamante Online
EDUCAÇÃO Encontro intersetorial de Secretarias, marca início das atividades para a Educação e Saúde de Cacimba de Areia
AUMENTO Congresso aprova reajuste e ganho extrateto a servidores; salários poderão chegar a R$ 77 mil
Caso Master Hugo Motta diz que CPI do Master respeitará fila de pedidos da Câmara
Gás do Povo Câmara aprova MP que cria o Programa Gás do Povo com botijão gratuito para famílias de baixa renda
Reajuste João Azevêdo anuncia reajuste salarial linear de 10% para todos os servidores do Estado
Agenda Prefeito de Salgadinho, Erivan Júlio, participa de imersão da CNM em João Pessoa com foco na captação de recursos
Câmara Federal Câmara retoma trabalhos e Motta tenta pacificação após um 2025 agitado
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual Mín. 25° Máx. 34°