
Em meio a recente onda de calor em todo o Brasil, a cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, vem fazendo jus ao apelido de “Morada do Sol”. Já é comum, durante a maior parte do dia e em algumas épocas do ano, principalmente entre os meses de setembro a janeiro, uma elevação na temperaturatura, no entanto, ao longo dos últimos dois meses, a Capital do Sertão vem tendo uma média de aproximadamente 40º C no período da tarde.
Esse fato tem sido confirmado pelos serviços meteorológicos que apontam o aumento da temperatura e queda da umidade relativa do ar.
Nesta quinta-feira, 23 de novembro, o internauta Filipe Torres enviou à redação do Patosonline.com o registro feito na Praça Fernando Soares, a popular Praça 47, próximo à Eletro Laser, onde o termômetro recém-instalado no local marcou incríveis 51ºC de sensão térmica no início da tarde, exatamente às 12h06min.
Veja o vídeo abaixo:
Até aqui, no ano, uma das sensações térmicas mais altas já registradas havia sido de 46ºC, no termômetro instalado na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Patos. Com a baixíssima umidade relativa do ar e as altas temperaturas, a Capital do Sertão vem tendo um clima considerado desértico nesses últimos meses.
Uma onda de calor é o resultado de um bloqueio atmosférico causado pela persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre uma grande área, por vários dias consecutivos.
A alta pressão atmosférica deixa o ar seco, inibe o crescimento e formação de nuvens e a ocorrência de chuva.
Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Transtornos Moradores denunciam descarte irregular de resíduos e incêndio em área do conjunto Itatiunga, em Patos
Incêndio criminoso Moradora denuncia queimadas criminosas recorrentes no bairro Jatobá, em Patos
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro
Evangelização Igreja Movimento realiza ações pelas ruas de Patos e leva orações e mensagens de fé à população
Serviços Diretora da Casa da Cidadania explica mudanças no agendamento de serviços nos últimos dias do ano
Data folha Pesquisa aponta que o Brasil tem 40% de petistas e 34% de bolsonaristas
Ação solidária Projeto “Transformando em Amor”, do jovem Nycollas Feitosa, realiza ação solidária e distribui cestas básicas em Patos
Luto! Morre em Campina Grande o patoense Severino Soares de Albuquerque, aos 69 anos
Evangelização Passagem realiza o evento “Passagem para Cristo” com noite de louvor e adoração na praça pública no próximo domingo (28) Mín. 23° Máx. 37°