Reviravolta na segunda divisão do Campeonato Potiguar 2023. Após conquistar o título em campo, o Mossoró Esporte Clube foi desclassificado devido a uma irregularidade e, nesta quinta-feira, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol declarou o Baraúnas como novo campeão.
A eliminação se deu devido à inadequação de participação do MEC em competição de futebol profissional após mudança de estatuto em 2013.
A resolução assinada pelo presidente da FNF, José Vanildo, considerou a informação que o Mossoró, "na data de 29 de outubro de 2013, registrou atualização de seu Estatuto Social, que prevê em seu art. 4º '… se propõe a praticar em caráter amadorístico as modalidades esportivas: Futebol de Campo…'".
Com a desclassificação do Mossoró, a FNF declarou o Baraúnas como campeão da segunda divisão. O Leão do Oeste havia sido o segundo colocado na disputa por pontos corridos, com 18 pontos - seis a menos que o MEC. Com isso, o Baraúnas retorna para a primeira divisão do estadual, de onde foi rebaixado em 2018.
O Mossoró Esporte Clube se manifestou na tarde desta quinta-feira e reconheceu o erro que lhe custou a perda do título da segunda divisão do Campeonato Potiguar. O MEC anunciou que não vai recorrer na justiça da decisão tomada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol em declarar o Baraúnas como campeão da divisão de acesso.
Confira a nota na íntegra:
O Mossoró Esporte Clube vem por meio desta Nota Oficial assumir a responsabilidade pelo seu erro. Reforçamos nosso compromisso com o FairPlay e a ética esportiva.
Por entendermos que o direito não pode perder para o erro e para não prejudicar o campeonato e os demais clubes filiados, decidimos não recorrer e reconhecer o Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas como campeão da 2ª divisão de 2023.
Reiteramos o pedido de desculpas aos nossos torcedores, jogadores, familiares, comissão técnica e todos os nossos patrocinadores.
O MOSSORÓ ESPORTE CLUBE VOLTARÁ MAIS FORTE, O SONHO NÃO ACABOU!
Fonte: ge RN
Mín. 24° Máx. 37°