Segundo dados divulgados neste sábado (25), pelo Jornal Valor Econômico, referentes ao desempenho da Black Friday 2023, considerada a data mais importante para o varejo online nacional, confirmam um resultado desfavorável nas vendas deste ano. As projeções mais otimistas de associações e empresas de pesquisa, que estimavam um aumento de 4% a 17%, não foram alcançadas.
No período que compreende quinta-feira (23), à 00h, até sexta-feira (24), às 23h59, o comércio eletrônico registrou aproximadamente R$ 3,4 bilhões em vendas, indicando uma queda de 15,1% em relação a 2022. No ano anterior, a receita já havia apresentado uma diminuição de dois dígitos.
Esses dados foram fornecidos pela plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, uma empresa de inteligência de dados, em colaboração com a ClearSale. A análise aponta para um cenário desafiador no ambiente virtual durante a Black Friday, sugerindo uma retração significativa nas transações online em comparação com anos anteriores.
Em Patos, setores do comércio local também sentiram esse impacto. Alguns proprietários confirmaram ao Patosonline.com que se prepararam, mas a expectativa não foi alcançada. Eles agora apostam nas vendas para o fim do ano, mas alguns deles já se mostram também receosos que o referido período também registre vendas no comércio local abaixo do ano passado.
Patosonline.com
Parte do texto produzido com base em dados publicados pelo Jornal Valor Econômico
Imagem- Arquivos
Mín. 22° Máx. 37°