
Sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB), e publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (30), uma nova lei estadual determina que escolas públicas e privadas da Paraíba disponibilizem, no ato da matrícula dos alunos, um formulário para denúncia de violência doméstica e familiar.
Fruto do projeto ‘Entre Elas’, realizado em março de 2023, pelo mandato parlamentar da deputada estadual Francisca Motta (Republicanos), a sugestão da nova norma veio de mulheres da sociedade civil, que dialogaram sobre medidas inovadoras para o enfrentamento da violência doméstica, na Paraíba.
“Esta foi uma lei construída em diálogo com mulheres que estiveram em nosso gabinete, e que, entenderam a necessidade de trazer toda rede de apoio das mulheres para a luta contra a violência doméstica. A sociedade, em geral, precisa saber identificar os tipos de violência doméstica praticados contra uma mulher; apoiar, incentivar e acolher, quando a mesma denuncia o agressor, e rompe o ciclo da violência”, defendeu Francisca.
Segundo a nova lei, a genitora ou responsável legal do aluno, deverá ter assegurado o preenchimento individual e isolado do formulário, de modo a proporcionar segurança para a denuncia de violência doméstica ou familiar.
A norma estabelece ainda, que a realização de matrículas por meios eletrônicos não exime o estabelecimento de ensino de disponibilizar o formulário.
”Junto com o formulário, as escolas deverão disponibilizar informações sobre medidas de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, no ato da matrícula estudantil, pois, é preciso que a mulher tenha informação para que ela identifique se está inserida em um contexto de abuso e violência”, explicou Francisca.
As escolas públicas e privadas da Paraíba deverão encaminhar às autoridades de segurança, os documentos entregues à direção e à coordenação pedagógica da escola, em caso de denúncia.
Assessoria
Caso Master Hugo Motta diz que CPI do Master respeitará fila de pedidos da Câmara
Reajuste João Azevêdo anuncia reajuste salarial linear de 10% para todos os servidores do Estado
Agenda Prefeito de Salgadinho, Erivan Júlio, participa de imersão da CNM em João Pessoa com foco na captação de recursos
Câmara Federal Câmara retoma trabalhos e Motta tenta pacificação após um 2025 agitado
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual Mín. 22° Máx. 37°