O Estádio Marizão, em Sousa, no Sertão da Paraíba, está prestes a ser o primeiro estádio de futebol da Paraíba a ter uma iluminação completamente em LED. Os trabalhos na praça esportiva, que tiveram início no último mês de agosto, têm previsão de conclusão para o fim da próxima semana e beneficiará o time da casa, o Sousa, nas disputas das competições que disputará na próxima temporada.
Ao todo serão quatro novas torres com refletores com LED, que substituirão as quatro torres atuais, que são menores e com refletores de vapor de sódio. Além da iluminação, foi instalada na praça esportiva um novo transformador de alta tensão. Apesar de ser um estádio municipal, a obra está sendo realizada pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer da Paraíba (Sejel-PB). À época do início das obras, o secretário Lindolfo Pires (Progressistas), avaliou a ação como extremamente positiva para todos os que fazem uso do espaço.
— Esta obra certamente terá um impacto muito positivo para os torcedores, para os jogadores e para todos os que frenquentam o estádio. Na próxima temporada o Sousa disputará o Campeonato Paraibano, a Série D, Copa do Brasil e a pré-Copa do Nordeste e, certamente, essa iluminação nova será apreciada não só pela equipe dona da casa como também pelos visitantes — afirmou.
A iluminação das praças esportivas da Paraíba é um problema antigo e que, inclusive, já gerou reclamação de vários profissionais que por aqui passaram. Um deles foi o árbitro Dyorgines José Padovani de Andrade, que apitou o confronto entre Botafogo-PB e Volta Redonda, pela Série C do Brasileirão deste ano quando. Através da súmula do jogo, o profissional fez duras críticas à iluminação do Estádio Almeidão, em João Pessoa, palco daquela partida que terminou com vitória da equipe visitante pelo placar de 2 a 1.
"Informo que a iluminação do campo de jogo encontra-se em péssimas condições, quase impossibilitando a prática de futebol no período noturno." — Dyorgines José Padovani de Andrade, árbitro de Botafogo-PB x Volta Redonda, em súmula
Em Campina Grande, a iluminação do Estádio Amigão também é alvo de reclamação há anos, porém, até o momento, não há nenhuma data estipulada para que haja a troca dos atuais refletores. O ge entrou em contato com a Sejel-PB, que afirmou, através do secretário Lindolfo Pires, que há um processo licitatório aberto junto à Secretaria de Administração da Paraíba para a troca dos refletores das duas principais praças esportivas do estado, processo este que deve ser finalizado ainda no primeiro trimestre de 2024.
Fonte: ge PB
Mín. 24° Máx. 37°