As podas radicais em árvores, fato proibido por lei, estão cada vez mais comuns pelas ruas de Patos. Os trabalhadores que exercem o ofício de jardinagem e de podadores relatam que os próprios donos determinam e eles só estão cumprindo a tarefa determinada.
Na manhã desta quinta-feira, dia 23, na Rua José Genuíno, Bairro Liberdade, em Patos, a reportagem do Patosonline.com flagrou mais uma poda drástica de árvores. Várias árvores tiveram 100% das folhas e galhos arrancados. Apenas o caule foi deixado para que a planta possa reagir ao dano causado.
Denúncias dão conta de que na residência de um médico que reside nas proximidades da Praça do Perequeté, Bairro Maternidade, também ocorreram podas drásticas em árvores frondosas.
A prática está cada vez mais comum e reclama-se de falta de fiscalização e punição aos causadores dos danos ambientais. Algumas pessoas fazem as podas radicais por diversos motivos além da ignorância, pois já se ouviram declarações que árvores foram danificadas apenas para que não se estacionem carros ou motos nas sombras.
A reportagem fez contato com o secretário de Meio Ambiente do Município de Patos, Dr. Sílvio Moreira. Ele disse que tem sido feita as notificações e multas aos infratores. “Nossa cidade tem uma umidade baixa do ar e toda vez que se faz isso com as árvores prejudica mais ainda nosso ambiente. Patos precisa de mais árvores e as que tem devem ser cuidadas. Essas podas radicais causam danos irreversíveis nas plantas. Vou nos endereços que a matéria destacou e em outras”, relatou Sílvio.
Jozivan Antero – Patosonline.com
EDUCAÇÃO Educação de Cacimba de Areia celebra avanço histórico na fluência em leitura
AUMENTO Procon/Patos divulga pesquisa e verifica aumento de 7,42% no preço da picanha
Carnaval 2026 Nabor anuncia 1ª edição do Sol Folia que acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro. Confira!
Luto! Patoense Adriana Gomes morre aos 37 anos, após luta contra o câncer
Luto! Jovem de São José do Bonfim, Rodrigo Aires Pires Perônico, morre aos 28 anos
Serviço Prefeitura de Patos atende requerimento do vereador Galeguinho da Van para iluminação da passagem molhada do assentamento Patativa do Assaré e do Sítio Passagem da Lama
Crítica OAB Patos critica resoluções do TJPB e aponta prejuízos ao acesso à Justiça no Sertão com transferência da Vara de Execução Penal para Sousa
Atuação Vereador Junior Contigo participa da posse do presidente interino na Câmara de Patos
Relatorio STTRANS divulga relatório dos sinistros de trânsito em Patos durante o ano de 2025 Mín. 24° Máx. 37°