Quarta, 27 de Novembro de 2024
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Dra Rhaissa
UNIFIP
Banner Clima Sublime
Banner Hmais Onco
Banner Topazio Tintas
Locais Destaques, Locais

Astrônomo fala sobre lixo espacial de foguete chinês visto na noite desta sexta-feira (22) em Patos e diversas cidades do Nordeste; confira

Marlon destaca que em nenhum momento o material esteve em contato com a superfície terrestre e se desintegrou na atmosfera ao longo do percurso.

23/12/2023 às 15h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Felipe Vilar - Patosonline.comCom informações da Assossiação Astronômica de Arcoverde-PE
Compartilhe:
Astrônomo Marlon Tenório (Foto: Reprodução)
Astrônomo Marlon Tenório (Foto: Reprodução)

Em vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado, 23 de dezembro, o astrônomo Marlon Tenório, da Associação Astronômica de Arcoverde-PE (AAA), explicou sobre o fenômeno visto no céu da cidade de Patos e demais municípios paraibanos, bem como de outros estados do Nordeste, na noite desta sexta-feira (23).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Marlon explicou que trata-se da reentrada de lixo espacial, no caso, a entrada do restante de um foguete que a China lançou em janeiro de 2018, no Centro de lançamento de satélites Xichang.

O astrônomo especifica que o foguete se divide em vários módulos e a peça que pode ter retornado à Terra é a parte do tanque ou módulo número 3, porém, até o momento não se exabe exatamente qual foi.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Segundo ele, o barulho escutado pelas pessoas dar-se em decorrência da velocidade em que o foguete vem atravençando e explodindo na nossa camada atmosférica. Já o feixe de luz ocorre após o material pegar fogo ao se encontrar com a atmosfera.

Marlon destaca que em nenhum momento o material esteve em contato com a superfície terrestre e se desintegrou na atmosfera ao longo do percurso.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

"Por isso que tem o barulho, por isso que há também tremores na Terra naquele local, porém, aquilo ali não teve em contato diretamento com a nossa superfície, ele foi totalmente desintegrado na atmosfera", comentou Marlon.

Inicialmente, sugeriu-se que as luzes faziam parte da esperada chuva de meteoros Úrsidas, um espetáculo celestial que se estende de 17 a 26 de dezembro e atinge o seu pico entre os dias 22 e 23 deste mês, no caso, ontem e hoje. No entanto, o astrônomo aproveitou para frisar que, de fato, não se trata desse fenômeno.

Veja a explicação abaixo:

Veja abaixo alguns vídeos enviados pelos internautas ao Patosonline.com:

Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Com informações da Assossiação Astronômica de Arcoverde-PE

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 08h06 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Qui 37°C 22°C
Sex 38°C 22°C
Sáb 36°C 23°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras