O coordenador do Núcleo dos Cemitérios da Prefeitura de Patos, Ronaldo Galdino dos Santos, procurou a produção do Patosonline.com para prestar esclarecimentos sobre uma matéria veiculada nesta sexta-feira, 24, no Patosonline.com, dando conta da existência de um esquema de venda de túmulos nos cemitérios de Patos.
A nota enviada por Ronaldo, diz que não existe nenhum procedimento referente a venda de túmulos considerados abandonados, prática que segundo Ronaldo, é proibida pelo regimento interno dos cemitérios do município.
O documento esclarece ainda diversos pontos que foram denunciados na matéria. Confira;
O QUE DIZ A MATÉRIA:
Fonte fidedigna relatou a existência de um esquema de venda de túmulos nos cemitérios da cidade de Patos. A pessoa que fez o relato pediu anonimato, pois teme represálias e até pela própria vida diante do fato que é considerado criminoso.
De acordo com o denunciante, o esquema envolve várias pessoas, desde funcionários da Prefeitura Municipal de Patos, servidores públicos e também trabalhadores contratados, além de cuidadores de covas que conhecem bem túmulos considerados “abandonados”.
De posse de informações privilegiadas, entra em ação a venda de túmulos de famílias que ainda não realizaram o recadastramento de jazigos conforme exigido pela Prefeitura Municipal de Patos. Os cuidadores de túmulos mapeiam os locais considerados abandonados e repassam para responsáveis que determinam a venda. Pessoas alheias aos jazigos, os chamados “laranjas” também recebem túmulos sem serem donos.
Os interessados em comprar túmulos, que tem preços caros diante da escassez de espaços nos cemitérios, são abordados pela quadrilha que oferece a oportunidade para adquirir um jazigo para a família. O contato é repassado para o responsável que atesta a ausência de donos, estipula o preço e determina os demais passos. A quantia da venda é rateada em partes diferenciadas e o novo proprietário é cadastrado.
A reportagem levou o fato ao conhecimento do prefeito interino Ivanes Lacerda (MDB). O gestor se mostrou indignado e disse que iria abrir uma sindicância para apurar a denúncia grave.
Jozivan Antero – Patosonline.com
EDUCAÇÃO Educação de Cacimba de Areia celebra avanço histórico na fluência em leitura
AUMENTO Procon/Patos divulga pesquisa e verifica aumento de 7,42% no preço da picanha
Carnaval 2026 Nabor anuncia 1ª edição do Sol Folia que acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro. Confira!
Luto! Patoense Adriana Gomes morre aos 37 anos, após luta contra o câncer
Luto! Jovem de São José do Bonfim, Rodrigo Aires Pires Perônico, morre aos 28 anos
Serviço Prefeitura de Patos atende requerimento do vereador Galeguinho da Van para iluminação da passagem molhada do assentamento Patativa do Assaré e do Sítio Passagem da Lama
Crítica OAB Patos critica resoluções do TJPB e aponta prejuízos ao acesso à Justiça no Sertão com transferência da Vara de Execução Penal para Sousa
Atuação Vereador Junior Contigo participa da posse do presidente interino na Câmara de Patos
Relatorio STTRANS divulga relatório dos sinistros de trânsito em Patos durante o ano de 2025 Mín. 24° Máx. 37°