
Em uma iniciativa voltada para a segurança viária e o desenvolvimento regional, Madiel Conserva, diretor do Departamento de Estradas e Rodagem da Paraíba (DER-PB) em Patos, revelou nesta sexta-feira, 29 de dezembro, que uma equipe de topografia do órgão está estudando a construção da tão esperada estrada alternativa na Serra do Teixeira, localizada na Região Metropolitana de Patos.
O principal objetivo deste projeto ambicioso é contornar as curvas acentuadas e perigosas da rodovia estadual PB-262, que tem um histórico de acidentes e desafios logísticos no que tange o trecho da Serra do Teixeira.
Os estudos do DER vieram após uma mobilização, denominada "Grita da Serra", onde a deputada estadual Francisca Motta, ao lado de lideranças políticas e civis do Sertão, oficializou o pedido para construção da estrada alternativa.

Este não é um plano recente. O projeto inicial foi desenvolvido em 1925 e tinha como objetivo interligar os estados do Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, justamente por esse traçado, passando por Teixeira, São José do Bonfim e Patos, aqui na Paraíba, integrando a BR-110, seguindo para Caicó e Mossoró, no RN, e de lá seguindo até Fortaleza, no estado do Ceará.
Além de aumentar significativamente a segurança dos motoristas que trafegam pela área, a construção desta nova rota tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região de Patos. Com uma infraestrutura viária mais eficiente e segura, espera-se atrair investimentos, promover o turismo e facilitar o transporte de mercadorias, fortalecendo assim a economia local.
Embora ainda esteja em fase inicial de estudos, a proposta já despertou o interesse de muitos, especialmente daqueles que reconhecem a importância de investir em infraestrutura como meio de promover o crescimento sustentável e garantir a segurança dos cidadãos.
Conforme avançam as análises e estudos topográficos, espera-se que mais detalhes sobre o projeto sejam divulgados nos próximos meses, consolidando assim uma visão mais clara do futuro viário da Serra do Teixeira e regiões adjacentes.
Por Patosonline.com
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5)
Chuvas em 2026 EMPAER apresenta balanço das chuvas de janeiro na região de Patos
Chuvas Previsões se confirmam, e boas chuvas são registradas em vários municípios da região de Patos
Próteses Dentárias Prefeitura de Santa Terezinha faz a entrega de 690 próteses dentárias no ano de 2025
Gastronomia Restaurante O Caboclo se reinventa em 2026, amplia horários e se torna parada obrigatória para quem vai ao Pico do Jabre, em Matureia
Gramado Prefeitura de Santa Terezinha inicia implantação do gramado e modernização do estádio municipal
Cronograma Cagepa divulga cronograma de abastecimento de água para São Mamede e Cacimba de Areia em fevereiro
Em reunião Bonfim Folia 2026: organização define espaços e logística para barraqueiros e ambulantes Mín. 22° Máx. 32°