
A Escola Pública de Trânsito da STTRANS de Patos torna público o Relatório Anual, referente às ações do Programa Educação para o Trânsito desenvolvidas no ano de 2023. As atividades foram desenvolvidas em conjunto com escolas da rede municipal e privada, como também, junto a instituições públicas e empesas privadas de Patos.
No período de março a maio, conforme meta estabelecida, as ações do programa se voltaram para o Projeto Formandos no Trânsito, atendendo um total de 656 alunos do 9º ano, das 12 escolas da rede municipal que oferecem Ensino Fundamental II.
No período de julho a outubro, 870 alunos do 5º ano foram contemplados com o Projeto Agente de Trânsito Mirim, num total de 23 escolas da rede municipal que oferecem Ensino Fundamental I.
Os projetos Educação Infantil no Trânsito, desenvolvido em Creches, e alfabetizando para o Trânsito, com alunos do 1º e 2º ano, as ações foram realizadas no período de agosto a outubro, com apresentações teatrais envolvendo Creches, Centros de Educação Infantil e Escolas que oferecem Educação Infantil na rede municipal, atendendo um total de 597 crianças, além de 120 crianças de escolas de educação infantil da rede privada.
O programa de Educação para o Trânsito também foi desenvolvido em parceria com uma instituição de unidade de ensino superior, atendendo a 60 graduandos com palestras de orientação tratando sobre Habilidades Sociocomportamentais e Legislação de Trânsito.
No período de março a outubro foram desenvolvidas ações pontuais do projeto Mão Dupla na Condução, com condutores de veículos de empresas públicas e privadas, ao todo participaram 250 condutores, numa programação que envolveu Habilidades Sociocomportamentais, Fiscalização por Videomonitoramento da STTRANS e Normas de circulação e conduta no Trânsito.
Em campanhas educativas a STTRANS através da equipe da Escola Pública de Trânsito, sempre esteve presente no desenvolvimento de ações em parceria com órgãos de trânsito, como PRF, CPTRAN, CIRETRAN e Detran. Dentre essas campanhas destacam-se Maio Amarelo, Semana do Ciclista, Semana Nacional do Trânsito e Campanha O ano termina, mas a vida continua. Cada uma delas com programações mais extensas em virtude do período dedicado a essas datas, considerando a necessidade de um chamado à sociedade, pelo índice alarmante de incidentes e falta de respeito à legislação e de responsabilidade no trânsito.
Portanto, a EPT encerrou o ano de 2023 com avaliação positiva de suas ações, na missão de promover a educação para o trânsito, visando a segurança e harmonia das pessoas em circulação no município de Patos-PB. Por fim, parafraseando Paulo Freire, reafirma que a educação não transforma o mundo, mas muda as pessoas, e elas podem transformar o mundo.
Secom - Prefeitura de Patos, por Thiago Florentino




Feira do Gado Prefeitura de Patos entrega Centro de Comercialização de Animais que oferecerá melhores negócios para o criador
AÇÃO SOLIDÁRIA Projeto Tocando a Vida leva solidariedade a comunidades de Patos com distribuição de alimentos e ações sociais
SINE PB Sine-PB encerra março com 520 vagas de emprego e oportunidades contemplam Patos
Aberto ao público Eric Land divulga pontos de retirada de ingressos para gravação do DVD em Patos na próxima quarta-feira (1º)
Reivindicação Moradores do bairro da Maternidade, em Patos-PB, cobram conserto de galeria estourada
Campanha solidária Família de criança de 3 anos em Patos faz campanha para custear cirurgia de urgência no valor de R$ 8 mil
Homem desaparecido Idoso segue desaparecido há quase um mês em Patos e família pede ajuda para localizá-lo
Transtornos Morador denuncia danos em canal após serviço da Cagepa no bairro Liberdade, em Patos
Oscilação de energia Moradora reclama de oscilação de energia há três dias no bairro Santa Clara, em Patos, e cobra providências Mín. 23° Máx. 32°