
Depois de realizar um ranking nacional dos prefeitos, pela primeira vez, a pesquisa Atlas estudou a aprovação de todos os governadores do país a partir de uma coleta de dados em todas as unidades de federação entre os dias 18 e 31 de dezembro.
De acordo com o levantamento da Atlas, todos os governadores apresentaram índices de aprovação superiores a desaprovação, com duas exceções: Cláudio Castro (RJ), provavelmente por conta da crise na segurança pública, e Raquel Lyra, de Pernambuco. A empresa de pesquisa atribui o desempenho desfavorável ao contexto de problemas de governabilidade por conta da maioria incerta na Alepe.
Tão ciosa da questão de gênero, a tucana aparece melhor aprovada por homens do que por mulheres, além dos mais ricos. A maior desaprovação ocorre entre os jovens e os católicos.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, concluiu o ano de 2023 com o maior nível de aprovação entre todos os governadores do país: 72%. Em seguida, em empate técnico, aparece Wanderlei Barbosa, o governador de Tocantins.
João Azevêdo (PSB), governador da Paraíba, aparece com 56% de aprovação e 27% de desaprovação. Já 17% disseram não saber. Em nível nacional, ele ocupa a 13ª colocação, já na Região Nordeste, o gestor paraibano tem a segunda melhor avaliação, com o mesmo percentual de aprovação do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que tem um percentual de reprovação menor, de 24%.
A região com o maior nível aprovação dos governadores é a região Sul, por conta dos níveis altos do Eduardo Leite, Jorginho Mello e Ratinho Jr.
A região com o maior nível de desaprovação é a região Sudeste, seguida pela região Nordeste.

Sudeste: Tarcísio de Freitas - Republicanos
Nordeste: Rafael Fonteles - PT
Sul: Jorginho Mello - PL
Norte: Wanderlei Barbosa - Republicanos
Centro-Oeste: Ronaldo Caiado - União Brasil
A pesquisa contemplou 29.694 respondentes entre 18 e 31 de dezembro de 2023. Dependendo do tamanho de cada estado e consequentemente do tamanho da amostra, a margem de erro oscila entre 1 e 5 pontos percentuais.
Os resultados na íntegra, inclusive os cruzamentos demográficos estado por estado, podem ser consultados no site da empresa.
Fonte: Jamildo Melo/Jornal do Comércio
Complemento: Patosonline.com
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual
Nepotismo MPPB recomenda exoneração de irmã da prefeita de Cajazeiras por suspeita de nepotismo
Eleições 2026 Pedro Cunha Lima oficializa apoio a Cícero Lucena em pré-candidatura ao Governo da Paraíba
De saída! Haddad diz que deixará o governo Lula em fevereiro
Reajuste salarial Prefeito Nabor paga servidores em dia e garante reajuste acima do piso nacional para professores
Nova secretaria Governo da Paraíba cria Secretaria Executiva de Proteção Animal
Carnaval cancelado Prefeito Henry Lira cancela Carnaval de Santa Luzia e redireciona recursos para ações emergenciais contra a crise hídrica que afeta o município
Mesa Diretora Vereadores saem em defesa de Tide Eduardo durante sessão que a reconduziu à presidência da Câmara de Patos Mín. 22° Máx. 38°