
Foi entregue, na manhã desta segunda-feira, dia 8 de janeiro, o Instituto de Longa Permanência Casa do Idoso João Izidro de Andrade, equipamento inaugurado em Consórcio Administrativo entre os municípios de Patos e São Mamede, e apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público, Conselho da Pessoa Idosa e Pastoral do Idoso.
O Instituto fica sediado no município de São Mamede, uma vez que havia a necessidade do atendimento de alta complexidade à pessoa idosa na região. As vagas disponíveis ocorrem em proporcionalidade, sendo 13 para Patos e 7 para São Mamede.
A secretária de desenvolvimento social de Patos, Helena Wanderley, representou o prefeito, Nabor Wanderley. Ela destacou a valorização da pessoa idosa e o acompanhamento que os idosos devem ter através do CREAS e encaminhados pela equipe para o Instituto de Longa Permanência.
"Hoje, estamos dando um passo importante na política de cuidado com os idosos. Um equipamento adequado, estrutura adequada, com equipe especializada para cuidar deles e que eles possam ficar aqui por um tempo sem esquecer de ter que fortalecer o vínculo familiar, para que esses idosos possam estar bem cuidados, tendo qualidade de vida, mas, que eles possam, também, ter o direito de ter o afeto e o cuidado das suas famílias", frisou.
Já o prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson, destacou a união de forças para a entrega do equipamento que irá fortalecer o cuidado com a pessoa idosa.
"Unindo forças, tivemos como colocar em funcionamento pleno o nosso Instituto de Longa Permanência, um sonho antigo da população de São Mamede, do Vale do Sabugi, e agora, também, de Patos para que a gente preste um melhor serviço, dê oportunidade às famílias, de proximidade maior, seja de São Mamede ou Patos, de visitar, de ter contato com o idoso que aqui vai morar. Então, pra gente é uma alegria muito grande, sem dúvida nenhuma, em que teremos a oportunidade de prestar cada vez melhor o serviço para quem mais precisa", explicou Umberto.
O Promotor de Justiça, Eduardo Campos, explicou que não havia um serviço de alta complexidade na assistência social à pessoa idosa na região, de caráter público.
"Depois de algumas ações do Ministério Público foi feito um acordo com as duas prefeituras e, Patos e São Mamede decidiram instituir esse abrigo de idosos que vai ser muito importante para a região, principalmente para acolher os idosos em situação de abono, violência e que não têm uma retaguarda familiar necessária", explicou o Promotor.
O Instituto de Longa Permanência Casa do Idoso João Izidro de Andrade contará com atividades lúdicas e exercícios, além de profissionais que irão dar suporte a toda a estrutura de funcionamento, 3 vigilantes, 2 cozinheiros, 2 técnicos de enfermagem, 2 ASG e 4 cuidadores.
Secom- Prefeitura de Patos




Evento Joaquim do Clarinete é homenageado no Encontro de Filarmônicas e Fanfarras
Preocupação Moradores da zona rural de Malta cobram substituição de poste de iluminação danificado
Retiro de Carnaval Retiro de Carnaval de Pombal inicia contagem regressiva para celebrar 41 anos de fé e transformação
Aprovação de contas Prefeitura de São Mamede tem contas de 2023 aprovadas pelo TCE-PB
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Cacimba de Areia celebra 64 anos de Emancipação Política com programação especial de três dias
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Ação Solidária Catingueira distribui kits de enxoval a gestantes e encerra atividades de 2025
Adutora do Pajeú Redenção das águas: Teixeira inaugura Adutora do Pajeú e vive dia histórico após décadas de espera
EDUCAÇÃO Escola Senador Humberto Lucena realiza colação de grau do 9º ano em São José do Bonfim Mín. 23° Máx. 32°