Na última sexta-feira (12), o senhor João de Deus, residente em Patos-PB, procurou a equipe de jornalismo da Rádio Espinharas FM para denunciar um incidente ocorrido na Casa da Cidadania do município. Segundo o denunciante, ao dirigir-se ao local para dar entrada em uma nova documentação, ele enfrentou alguns contratempos.
João de Deus afirmou que levou tanto o documento original quanto a cópia (xerox) para realizar o procedimento. Entretanto, ao chegar na Casa da Cidadania, o coordenador do setor alegou que a documentação apresentada se tratava apenas de cópia, informando que não aceitariam o pedido sem a apresentação do documento original.
Em resposta às alegações de João de Deus, o coordenador do IPC, Setor de RG da Casa da Cidadania, o senhor Charles, esclareceu que desde 2005, por lei, somente são emitidas segundas vias de documentos mediante a apresentação do documento original. Ele destacou que muitas pessoas, ao buscarem o serviço, levam apenas a cópia do documento, o que não é aceito.
Charles ressaltou que, ao constatar que o cidadão estava apenas com uma cópia, orientou-o a procurar o cartório para obter uma segunda via do documento de certidão.
O coordenador enfatiza a importância de estar devidamente munido com a certidão ou o RG original ao solicitar qualquer documentação, visando evitar constrangimentos e garantir a conformidade com as normas legais.
Ouça mais detalhes abaixo:
Patosonline.com
Áudio: Higo de Figueirêdo - Rádio Espinharas FM
Mín. 22° Máx. 37°