O clássico sertanejo de logo mais entre Nacional de Patos x Sousa, no Estádio José Cavalcanti, promete agitar a primeira rodada do Campeonato Paraibano 2024, colocando frente a frente uma rivalidade histórica entre as equipes.
Isso porque, o Verdão Maravilha tenta quebrar um tabu de exatos 15 anos sem vencer o Dinossauro em jogos válidos pelo Campeonato Estadual. A última vitória do Canário do Sertão aconteceu no Paraibano de 2009, por 2 a 0, curiosamente também no dia 21 de janeiro.
É bem verdade que alguns pontos pesam nessa contagem. Na Copa Paraíba de 2010, o Nacional venceu por 3 a 2, mas, apesar de a competição dar vaga na Copa do Brasil, os times que se enfrentaram eram Sub-21 e não as equipes profissionais.
Outro ponto que vale destacar é que durante esse tempo o Verdão Maravilha ficou sem disputar a 1ª divisão do Campeonato Paraibano por quatro anos, tendo desistido da disputa em 2014, e jogando a 2ª Divisão de 2015 a 2017, quando conseguiu novamente o acesso. Ademais, devido ao chaveamento, as equipes não se enfrentaram nos Paraibanos de 2018 a 2020.
No Estadual do ano passado houve apenas um confronto, com vitória do Sousa por 1 a 0, em jogo disputado no JC. Por outro lado, o Naça venceu por 1 a 0 em jogo válido pela fase de grupos da Série D, quebrando parte desse tabu.
Confira abaixo os últimos 14 jogos entre as equipes no Campeonato Paraibano:
O confronto de logo mais acontece a apartir das 17h, no Estádio José Cavalcanti, em Patos, com a expectativa de um grande público nas arquibancadas. Até aqui, o Nacional realizou três amistosos de pré-temporada, contra Potyguar Seridoense (dois jogos) e Pombal EC, empatando os três.
O Sousa, por sua vez, já realizou sua estreia oficial na temporada. O Dinossauro acabou sendo eliminado na Pré-Copa do Nordeste, após perder por 1 a 0 para o ABC, em Natal.
O quarteto de arbitragem escalado para o jogo de hoje foi o seguinte:
Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 37°