
Na tarde deste domingo (21), Nacional de Patos e Sousa fizeram suas estreias no Campeonato Paraibano em um clássico bastante movimentado no Estádio José Cavalcanti.
E deu Naça! O Verdão Maravilha bateu o Dinossauro por 1 a 0, com gol do atacante Jair aos 24 minutos da etapa final, e quebrou o tabu de exatamente 15 anos sem vitória sobre o Sousa no Estadual. O último triunfo havia sido no dia 21 de janeiro de 2009, quando o Canário venceu por 2 a 0.


A primeira etapa começou truncada e sem grandes chances nos minutos iniciais. No entanto, após os 15 minutos o Sousa passou a levar mais perigo e fez o goleiro Lucão trabalhar em pelo menos duas oportunidades. O Naça, por sua vez, saiu mais pro jogo na metade do primeiro tempo, ainda de maneira tímida.

Por volta dos 28 minutos veio o lance mais polêmico da etapa inicial. O meia Romarinho foi derrubado na área e a torcida presente no JC chiou pedindo pênalti. O árbitro mandou seguir. Veja o lance abaixo:
Quando o primeiro tempo já se aproximava do fim veio a melhor chance da etapa inicial. O atacante do Sousa, Michel Potiguar, carimbou o travessão após bela troca de passes. A defesa do Naça contou com a sorte para levar o empate ao vestiário. Veja o lance:
Durante o intervalo, cenas lamentáveis foram protagonizadas pela torcida do Sousa no estádio. Cerca de cinco integrantes de uma organizada que estava no Setor D (visitante), invadiram o gramado do JC e foram em direção à torcida do Naça que estava no Setor B. Guarnições da PM rapidamente interviram e apaziguaram a situação, detendo os invasores. Veja as cenas abaixo:
Na volta do intervalo, o jogo seguiu truncado e sem muitas emoções, até que nos 24 minutos o atacante Jair aproveitou a sobra de bola após cruzamento e abriu o placar para o Verdão Maravilha. Veja o gol:
Após o gol o Sousa foi pra cima em busca do empate, mas sem grandes chances de perigo. A melhor oportunidade foi aos 32', quando Alan Calbergue, em jogada pela esquerda, limpou para o meio e bateu forte. A bola explodiu no pé da trave do goleiro Lucão e saiu à linha de fundo.
Aos 35 minutos, o Canário teve um belo contra-ataque e por pouco não ampliou com Jailton, que cabeceou e o defensor do Dinossauro tirou embaixo da trave. A torcida do Naça pediu toque no braço, mas o juizão mandou seguir. Veja o lance:
E o jogo ficou nisso. Nacional de Patos 1, Sousa 0!
Com a vitória, o Naça conquistou seus três primeiros pontos no Campeonato Estadual e ocupa a 4ª colocação, já o Sousa fecha a primeira rodada na 8ª posição. Confira abaixo a tabela completa:
| CLASSIFICAÇÃO | P | J | V | E | D | SG | |
| 1º | Botafogo-PB | 3 | 1 | 1 | 0 | 0 | 4 |
| 2º | Serra Branca | 3 | 1 | 1 | 0 | 0 | 2 |
| 3º | Pombal EC | 3 | 1 | 1 | 0 | 0 | 1 |
| 4º | Nacional de Patos | 3 | 1 | 1 | 0 | 0 | 1 |
| 5º | Atlético de Cajazeiras | 1 | 1 | 0 | 1 | 0 | 0 |
| 6º | CSP | 1 | 1 | 0 | 1 | 0 | 0 |
| 7º | Campinense | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | -1 |
| 8º | Sousa | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | -1 |
| 9º | Treze | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | -2 |
| 10º | São Paulo Crystal | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | -4 |
Resultados da primeira rodada:
O Nacional de Patos entra em campo novamente no próximo sábado, dia 27 de janeiro, quando recebe o Treze às 16h30min, também no Estádio José Cavalcanti, em jogo válido pela segunda rodada do Estadual.
Já o Sousa entra em campo no domingo, dia 28, para encarar o Serra Branca no Estádio Marizão, a partir das 17h.
NACIONAL DE PATOS

SOUSA






Por Felipe Vilar - Patosonline.com
BRASILEIRÃO Com homenagem de Arrascaeta a Oscar, Flamengo faz Bahia como nova 'vítima', embala 5ª vitória seguida e segue 'caça' ao Palmeiras
SÉRIE C Figueirense bate o Botafogo-PB e conquista primeira vitória na Série C
BRASILEIRÃO Palmeiras sofre com expulsão, mas segura vitória contra o Athletico-PR e mantém vantagem na liderança do Brasileirão
BRASILEIRÃO Isidro Pitta volta a brilhar, e Bragantino vence o Remo de goleada no Brasileirão
SÉRIE D Em jogo de golaços, Central vence Sousa de virada e conquista primeira vitória em 2026
BRASILEIRÃO Em jogo de golaços, John Kennedy decide no fim, e Fluminense vira para cima do Santos na Vila Belmiro pelo Brasileirão Mín. 22° Máx. 33°