
Os cursos de bombeiro civil e cuidador infantil do Programa Paraibatec Agricultura Familiar foram iniciados nesta terça-feira (06) em Matureia. Para dar início às aulas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano promoveu um evento que contou com a presença do Prefeito Zé Pereira, secretários municipais e de representantes do poder legislativo municipal.
Ao todo, são 50 alunos, 25 alunos do curso de bombeiro civil e 25 alunos do curso de cuidador infantil, as aulas acontecem das terças-feiras às sextas-feiras na Escola Municipal Maria Tâmara Souza do Nascimento, das 18h às 21h. O curso de bombeiro civil conta com carga horária de 210 horas e o curso de cuidador infantil possui a carga horária de 160 horas.
Os alunos passaram por um processo de formação profissionalizante. No curso de cuidador infantil, serão abordados conhecimento sobre mercado de trabalho e o papel do cuidador Infantil, legislação infantil, cuidados com recém-nascido e primeiros socorros, o processo de desenvolvimento infantil, transtornos e doenças infantis e neuroplasticidade, nutrição infantil e literatura, musicalização e brincadeiras.
Já no curso de bombeiro civil, a matriz curricular irá abordar os temas sobre funções, direitos, responsabilidades e deveres do bombeiro civil, procedimentos em prevenção a incêndios, brigada de incêndio, análise de emergência, procedimentos em emergências terrestres (elevadores, helipontos, locais altos, escadas rolantes, espaços confinados, produtos perigosos e outros); combate a incêndio e atendimento pré-Hospitalar, primeiros socorros, transportes, isolamentos, e enterdições.
O PARAIBATEC foi estabelecido, em regime de colaboração, ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, com a finalidade de formar gestores(as), professores(as) e monitores(as) das redes públicas, ampliando a oferta de educação profissional e tecnológica na rede de ensino do Governo do Estado da Paraíba, contribuindo e propiciando a interação entre as escolas da rede estadual de educação básica com a comunidade e os arranjos produtivos locais, por meio de ações articuladas de educação profissional e tecnológica, incentivando o retorno de jovens e adultos ao sistema escolar e proporcionando a elevação da escolaridade, a construção de novos itinerários formativos e a melhoria da qualidade do ensino profissional.
A ação PARAIBATEC Agricultura Familiar é uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido com a Secretaria de Estado da Educação com a finalidade do fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado da Paraíba, por meio de formação profissional qualificada dos agricultores(as) familiares, Povos e Comunidades Tradicionais PCTs (Povos indígenas, os quilombolas, ciganas, ribeirinhas e pescadores artesanais) em especial, jovens e mulheres rurais, qualificando mão de obra e buscando um desenvolvimento rural sustentável, geração de renda, diminuição da pobreza rural e diminuição do êxodo rural no estado, fazendo com que os agricultores conquistem cada vez mais espaços na sociedade, ganhando visibilidade, respeito, autonomia e cidadania.
Por Assessoria
Evento Joaquim do Clarinete é homenageado no Encontro de Filarmônicas e Fanfarras
Preocupação Moradores da zona rural de Malta cobram substituição de poste de iluminação danificado
Retiro de Carnaval Retiro de Carnaval de Pombal inicia contagem regressiva para celebrar 41 anos de fé e transformação
Aprovação de contas Prefeitura de São Mamede tem contas de 2023 aprovadas pelo TCE-PB
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Cacimba de Areia celebra 64 anos de Emancipação Política com programação especial de três dias
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Ação Solidária Catingueira distribui kits de enxoval a gestantes e encerra atividades de 2025
Adutora do Pajeú Redenção das águas: Teixeira inaugura Adutora do Pajeú e vive dia histórico após décadas de espera
EDUCAÇÃO Escola Senador Humberto Lucena realiza colação de grau do 9º ano em São José do Bonfim Mín. 23° Máx. 32°