
Os cursos de bombeiro civil e cuidador infantil do Programa Paraibatec Agricultura Familiar foram iniciados nesta terça-feira (06) em Matureia. Para dar início às aulas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano promoveu um evento que contou com a presença do Prefeito Zé Pereira, secretários municipais e de representantes do poder legislativo municipal.
Ao todo, são 50 alunos, 25 alunos do curso de bombeiro civil e 25 alunos do curso de cuidador infantil, as aulas acontecem das terças-feiras às sextas-feiras na Escola Municipal Maria Tâmara Souza do Nascimento, das 18h às 21h. O curso de bombeiro civil conta com carga horária de 210 horas e o curso de cuidador infantil possui a carga horária de 160 horas.
Os alunos passaram por um processo de formação profissionalizante. No curso de cuidador infantil, serão abordados conhecimento sobre mercado de trabalho e o papel do cuidador Infantil, legislação infantil, cuidados com recém-nascido e primeiros socorros, o processo de desenvolvimento infantil, transtornos e doenças infantis e neuroplasticidade, nutrição infantil e literatura, musicalização e brincadeiras.
Já no curso de bombeiro civil, a matriz curricular irá abordar os temas sobre funções, direitos, responsabilidades e deveres do bombeiro civil, procedimentos em prevenção a incêndios, brigada de incêndio, análise de emergência, procedimentos em emergências terrestres (elevadores, helipontos, locais altos, escadas rolantes, espaços confinados, produtos perigosos e outros); combate a incêndio e atendimento pré-Hospitalar, primeiros socorros, transportes, isolamentos, e enterdições.
O PARAIBATEC foi estabelecido, em regime de colaboração, ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, com a finalidade de formar gestores(as), professores(as) e monitores(as) das redes públicas, ampliando a oferta de educação profissional e tecnológica na rede de ensino do Governo do Estado da Paraíba, contribuindo e propiciando a interação entre as escolas da rede estadual de educação básica com a comunidade e os arranjos produtivos locais, por meio de ações articuladas de educação profissional e tecnológica, incentivando o retorno de jovens e adultos ao sistema escolar e proporcionando a elevação da escolaridade, a construção de novos itinerários formativos e a melhoria da qualidade do ensino profissional.
A ação PARAIBATEC Agricultura Familiar é uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido com a Secretaria de Estado da Educação com a finalidade do fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado da Paraíba, por meio de formação profissional qualificada dos agricultores(as) familiares, Povos e Comunidades Tradicionais PCTs (Povos indígenas, os quilombolas, ciganas, ribeirinhas e pescadores artesanais) em especial, jovens e mulheres rurais, qualificando mão de obra e buscando um desenvolvimento rural sustentável, geração de renda, diminuição da pobreza rural e diminuição do êxodo rural no estado, fazendo com que os agricultores conquistem cada vez mais espaços na sociedade, ganhando visibilidade, respeito, autonomia e cidadania.
Por Assessoria
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5)
Chuvas em 2026 EMPAER apresenta balanço das chuvas de janeiro na região de Patos
Chuvas Previsões se confirmam, e boas chuvas são registradas em vários municípios da região de Patos
Próteses Dentárias Prefeitura de Santa Terezinha faz a entrega de 690 próteses dentárias no ano de 2025
Gastronomia Restaurante O Caboclo se reinventa em 2026, amplia horários e se torna parada obrigatória para quem vai ao Pico do Jabre, em Matureia
Gramado Prefeitura de Santa Terezinha inicia implantação do gramado e modernização do estádio municipal
Cronograma Cagepa divulga cronograma de abastecimento de água para São Mamede e Cacimba de Areia em fevereiro
Em reunião Bonfim Folia 2026: organização define espaços e logística para barraqueiros e ambulantes Mín. 22° Máx. 32°