O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP) está defendendo o não início das aulas em 2020 nos municípios onde os prefeitos e prefeitas não implantaram o reajuste do piso nacional do magistério retroativo a 1° de janeiro do corrente ano, no percentual de 12,84% conforme determina a lei 11.738/2009 e o índice divulgado pelo Governo Federal de acordo com o custo aluno ano.
Professores já estão tomando essas posições em alguns municípios a exemplo de Condado, que já decidiram que o início das aulas se dará apenas com a garantia do reajuste.
Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, todos os municípios estão recebendo o mês de janeiro com o novo valor do custo aluno ano, baseado no número de alunos de 2019 e os prefeitos devem cumprir a lei do piso nacional.
Carminha adiantou que no próximo sábado, dia 1º de fevereiro, as 09 horas, será realizada a reunião ampliada da Diretoria do SINFEMP e será feita uma avaliação de todos os municípios e a orientação geral será justamente de não iniciar os trabalhos sem a garantia do reajuste.
O sindicalista José Gonçalves, afirmou que por ser um ano de eleições municipais, muitos prefeitos querem empurrar com a barriga o reajuste dos professores e demais servidores, justamente para chegar na data de proibição de reajuste e aplicarem o golpe final. “Esses prefeitos estão agindo pior que o Bolsonaro, e precisa de uma ação enérgica por parte dos professores e demais servidores para coibir esses retrocessos que querem impor a todas as categorias,” disse o mesmo.
Gonçalves denunciou ainda que a Prefeitura de Olho d’Água se negou a conceder o reajuste dos professores o ano passado e a entidade entrou com ações na Justiça.
O SINFEMP pretende entrar com ações contra todos os gestores que se negarem a implantar o reajuste de 12,84%.
Assessoria
AUMENTO Procon/Patos divulga pesquisa e verifica aumento de 7,42% no preço da picanha
Carnaval 2026 Nabor anuncia 1ª edição do Sol Folia que acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro. Confira!
Luto! Patoense Adriana Gomes morre aos 37 anos, após luta contra o câncer
Luto! Jovem de São José do Bonfim, Rodrigo Aires Pires Perônico, morre aos 28 anos
Serviço Prefeitura de Patos atende requerimento do vereador Galeguinho da Van para iluminação da passagem molhada do assentamento Patativa do Assaré e do Sítio Passagem da Lama
Crítica OAB Patos critica resoluções do TJPB e aponta prejuízos ao acesso à Justiça no Sertão com transferência da Vara de Execução Penal para Sousa
Atuação Vereador Junior Contigo participa da posse do presidente interino na Câmara de Patos
Relatorio STTRANS divulga relatório dos sinistros de trânsito em Patos durante o ano de 2025
Avanços Construção do Hospital de Trauma do Sertão em Patos reforça avanços da parceria entre Governo da Paraíba e Governo Federal Mín. 24° Máx. 37°