
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da Paraíba – SINTEP, estará realizando nos dias 22 e 23 deste mês, uma paralisação dos profissionais da educação da Paraíba, que este ano tem como tema: “em defesa de uma educação democrática e com direitos”.
Segundo o professor Edileudo Lucena, representante do SINTEP em Patos, a principal reivindicação dos profissionais do magistério, é a reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração-PCCR, que há nove anos vem sendo discutida com várias gestões e o projeto ainda não foi enviado para a Assembleia Legislativa, a fim de ser regulamentado.
“A principal questão é a reformulação do nosso plano de cargos, carreira e remuneração, que é uma luta de 9 anos, onde nós formamos e participamos de comissões, concluímos a proposta juntamente com representantes da gestão estadual, e o governo, inclusive o atual, não envia o projeto para a Assembleia Legislativa, para se transformar em lei”, explicou Edileudo Lucena.
Edileudo acrescentou que também serão cobrados durante a paralisação, a exemplo do aumento salarial acima do índice da inflação, reforma das escolas da rede estadual, como condição fundamental para o bom funcionamento das atividades, redução para 30 horas para os professores de escola em tempo integraL, eleições diretas para diretores de escola, e concurso público para a contratação de pessoal efetivo, entre outros pontos abordados.
No dia 22, primeiro dia de paralisação, acontecerão assembleias em todas as regionais do estado, para a discussão das propostas que serão levadas a Assembleia Estadual, que ocorrerá na sede do sindicato, dia 23, em João Pessoa.


Por Genival Junior - Patosonline.com
Concurso público Edital do concurso para professor da UFPB é publicado com mais de 30 vagas e salários de até R$ 14 mil
Destaque Miguel Arcanjo Conquista Ouro Nacional na OBMEP 2025 e Coloca Vista Serrana Entre os Destaques do País
Matrícula Pais e responsáveis já podem renovar matrículas na Rede Municipal de educação de Patos até 23 de dezembro
Fim da greve! UEPB define novo calendário acadêmico após greve dos professores; aulas voltam nesta quarta (10) de forma assíncrona
Ano letivo 2026 Pré-matrícula da Rede Estadual de ensino da Paraíba começa nesta terça-feira (9); veja calendário e como fazer
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Fim da greve! Após fim da greve dos professores, novo calendário acadêmico da UEPB deve ser definido na terça (9)
Convocação Educação da Paraíba vai convocar professores aprovados em concurso no início de 2026, afirma secretário
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação Mín. 23° Máx. 37°