
O discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparando a contraofensiva de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto, desencadeou uma reação enérgica na Câmara dos Deputados, resultando na coleta da maior quantidade de assinaturas para um pedido de impeachment nesta legislatura.
Até o momento, 91 parlamentares assinaram o pedido de afastamento, que será protocolado nesta segunda-feira (19/2) por Carla Zambelli (PL-SP). A justificativa apresentada é que o presidente expôs o Brasil ao perigo de guerra, o que seria passível de crime de responsabilidade.
A declaração de Lula gerou indignação e críticas de diversos setores, inclusive entre os parlamentares, que consideraram a comparação inadequada e ofensiva. O grupo extremista Hamas chegou a agradecer publicamente a Lula pela sua declaração, o que aumentou a controvérsia em torno do assunto.
Entre os signatários do pedido de impeachment, está o deputado Cabo Gilberto Silva (PL), representante da Paraíba. Em contato com a redação do Patosonline.com na noite desta segunda-feira, 19 de fevereiro, o parlamentar justificou sua assinatura e fez duras críticas ao presidente Lula.
Ouça abaixo:
A iniciativa promete acirrar ainda mais os debates políticos e ampliar a polarização no cenário nacional, enquanto cresce a pressão sobre o Congresso para avaliar as consequências das declarações de Lula e a conduta do presidente em relação a questões internacionais sensíveis.
Patosonline.com
Texto produzido em parte baseado em matéria do site Metropoles.com
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora
Feminicídio Francisca Motta repudia caso brutal de feminicídio em Patos e cobra mais proteção às mulheres paraibanas
Câmara Federal PL Antifacção: “Câmara não permitirá que PF perca suas prerrogativas”, diz Motta
Reunião Prefeito Erivan participa de reunião em João Pessoa para tratar da retomada das obras da PB-228, em Salgadinho
Oportunidades Vereador Jônatas Kaiky anuncia 100 bolsas para cursos profissionalizantes em Patos
Visita Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, vai visitar a Paraíba a convite de Efraim Filho para discutir segurança pública
Suspensão RJ: Moraes suspende inquérito que apura remoção de corpos pós-operação
Na conta Dinheiro em caixa: Paraíba zera pendências e todos os 223 municípios recebem FPM sem bloqueios Mín. 22° Máx. 35°