
A cidade de Santa Luzia deu início neste sábado (24) à Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável, em sua edição de 2024. Com base na experiência adquirida na primeira edição realizada no ano anterior, a organização, liderada pelo grupo Yayú Aventura, decidiu adotar o tema "Celebrando a Natureza, Cultura e Sustentabilidade" para este ano.
Ao longo do período que vai de hoje até o dia 3 de março, uma série de atividades serão realizadas, integrando ecoturismo, educação ambiental, cultura e desenvolvimento sustentável. Manuel Boaventura, coordenador do evento, afirma que, após o sucesso marcante da edição anterior, esta nova versão visa a enriquecer ainda mais a conexão entre a comunidade local e o meio ambiente.
Entre as novidades deste ano, destaca-se o lançamento da proposta de criação do Geoparque Sabugy, integrando fundamentos da Unesco e princípios do Ecoturismo com padrões globais de conservação, preservação do patrimônio geológico, paisagístico e cultural da região, além de promover o desenvolvimento sustentável. Diversas autoridades, como prefeitos e gestores de turismo, meio ambiente e cultura, foram convidadas para o lançamento que ocorrerá na noite deste sábado.
Outras novidades incluem a incorporação de elementos culturais locais, como a criação das rotas do Cangaço e das Pinturas Rupestres; um balão de ar quente de 23 metros de altura e uma corrida de Trail Run na Caatinga, percorrendo os caminhos da mata do Pico do Yayú.
A programação também inclui ações voltadas para a Educação Ambiental, com atividades de conscientização para preservação e celebração da herança cultural da região. Oficinas e visitas especiais visam capacitar jovens como agentes transformadores e defensores do meio ambiente e do patrimônio cultural local.
Trilhas ecológicas, muro de escalada, curso de rapel, cachoeirismo, workshops, tirolesa urbana, curso de APH e apresentações culturais estão entre as atividades programadas.
A Semana do Ecoturismo e Turismo Sustentável de Santa Luzia 2024 é um projeto cultural que ressalta o compromisso com a valorização da herança cultural e histórica, promovendo o turismo responsável e sustentável. O evento busca não apenas preservar a rica herança da região, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico, fortalecendo a economia local de maneira sustentável.
A iniciativa é realizada pelo grupo Yayú Aventura com apoio do Ministério da Cultura, das Secretarias estadual e municipal da Cultura, da Gerência de Turismo do Município de Santa Luzia, do Sebrae, da ONG Café Cultura e da UFCG, entre outras instituições.
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações divulgadas pelo Portal Patoense
Evento Joaquim do Clarinete é homenageado no Encontro de Filarmônicas e Fanfarras
Preocupação Moradores da zona rural de Malta cobram substituição de poste de iluminação danificado
Retiro de Carnaval Retiro de Carnaval de Pombal inicia contagem regressiva para celebrar 41 anos de fé e transformação
Aprovação de contas Prefeitura de São Mamede tem contas de 2023 aprovadas pelo TCE-PB
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Cacimba de Areia celebra 64 anos de Emancipação Política com programação especial de três dias
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Ação Solidária Catingueira distribui kits de enxoval a gestantes e encerra atividades de 2025
Adutora do Pajeú Redenção das águas: Teixeira inaugura Adutora do Pajeú e vive dia histórico após décadas de espera
EDUCAÇÃO Escola Senador Humberto Lucena realiza colação de grau do 9º ano em São José do Bonfim Mín. 23° Máx. 32°